A Secretaria da Saúde de Joinville, através da Vigilância Ambiental, realiza nesta quarta-feira, no bairro Boa Vista, um grande mutirão de identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação será realizada das 16 às 20 horas.
Continua depois da publicidade
O mutirão vai durar cerca de uma semana. Os agentes irão vistoriar cerca de duas mil residências e orientar os moradores sobre como fazer a limpeza para evitar a presença do mosquito.
Os técnico irão visitar também as casas que estiverem fechadas ou abandonadas. A ação vai contar com apoio da Guarda Municipal.
Nesta terça-feira, os agentes de saúde irão participar de capacitação a partir das 13h30 na sede da Vigilância Ambiental, na rua Aubé, 790, bairro Boa Vista.
Balanço
Continua depois da publicidade
Neste início de ano, em Joinville, foram registrados 37 focos positivos do mosquito – 31 no bairro Boa Vista, um na zona industrial Tupy, três no Jardim Sofia, um na Dona Francisca e um no bairro Nova Brasília.
Em 2016, Joinville registrou 26 casos de pessoas infectadas com dengue. Desses, 24 foram contraídos fora de Joinville. No ano passado, o município teve 5 casos de pessoas com chikungunya e 1 caso dezika. Todos foram contraídos fora do município.
Sobre o mosquito
O Aedes Aegypti é um mosquito típico de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas). Não consegue viver em regiões frias. É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento.
A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.
Continua depois da publicidade