Joinville quer concluir a primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 até junho de 2021, de acordo com o secretário da saúde, Jean Rodrigues da Silva. O prazo será possível se, pelo menos, for mantido o atual ritmo de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A primeira fase da vacinação integra os profissionais da saúde, idosos em instituições de longa permanência (ILPIs), indígenas e quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pacientes crônicos, professores, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional.
> Monitor da vacina: veja o avanço da vacinação contra Covid-19 em SC
Inicialmente, a prefeitura estimava em cerca de 112 mil pessoas os integrantes da primeira fase em Joinville. No entanto, o secretário afirma que o número foi reajustado para cerca de 140 mil joinvilenses. Segundo Jean, a cidade tem uma população maior de adultos jovens, onde a presença de comorbidades é maior.
Continua depois da publicidade
– Essa classe tem muitos desafios de comorbidade, como diabetes e hipertensão. Na sua grande maioria, eles não fazem acompanhamento no sistema público porque têm acesso à rede privada. Então, esse é um número que não aparece, mas vai ser um desafio na hora em que começarmos a vacinar os crônicos – explica.
> Joinville tem mais de 1 mil mortes por Covid-19 após 12 meses de pandemia
De acordo com a última atualização do município, na quarta-feira (31), Joinville imunizou 42.848 pessoas com a primeira dose – 8.118 também receberam a segunda dose. Isso significa que ainda restam aproximadamente 100 mil pessoas para serem vacinadas em dois meses.
– Se o ministério cumprir o cronograma, como tem feito neste ritmo, a gente cumpre a primeira fase no início de junho – garantiu Jean.
Continua depois da publicidade
Média de 2,5 mil doses por dia
A prefeitura aposta em uma estratégia de vacinação totalmente por meio de agendamentos pela internet. As pessoas dos grupos prioritários se cadastram no site e podem escolher data e horário para receber a vacina, à medida em que forem abertos os agendamentos pelo município.
Atualmente, estão sendo vacinados, em média, 2,5 mil pessoas por dia em Joinville. No começo, a imunização acontecia apenas no Centreventos Cau Hansen, mas nesta semana foram incluídas nove unidades de saúde como local de vacinação.
– A gente abriu para começar a testar como iria funcionar nas unidades e a receptividade da comunidade. A perspectiva é de ampliar para outros postos, à medida em que chegarem mais vacinas – conta o secretário.
> “Se não fosse a Covid-19, ela estaria com a gente agora”, diz mãe de bebê que morreu em Joinville
Continua depois da publicidade
Abertura de novas faixas etárias
Na última quarta-feira (31), a prefeitura abriu o agendamento de 5 mil doses para aplicação em profissionais da saúde. Com isso, a expectativa do secretário é concluir a imunização deste público-alvo até domingo (4).
Segundo ele, ainda há uma quantidade residual de vacinas para aplicar em idosos que perderam o horário de vacinação, mas não existe um volume grande para abrir uma nova faixa etária no momento.
A expectativa é de chegada de novas doses até o fim de semana, o que possibilitaria liberar agendamento para idosos com 67 anos. No momento, o município vacina idosos de 68 anos ou mais.
Leia também
Continua depois da publicidade
> Prefeito de Joinville agradece quem descumpriu decreto com praça “cheia de famílias”
> “É assustador”, diz secretário da saúde de Joinville sobre efeitos da nova variante do coronavírus