As 54 unidades de saúde de Joinville continuam a oferecer as doses da vacina contra a gripe por meio da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza até sexta-feira (8). A ampliação no prazo de imunização – originalmente de 23 de abril a 1º de junho – ocorre devido aos impactos da greve dos caminhoneiros, em razão das dificuldades de mobilidade enfrentadas pela população nas últimas duas semanas.

Continua depois da publicidade

A prorrogação vai oportunizar uma nova chance de vacinação para cerca de 36 mil pessoas que formam o público-alvo da campanha e ainda não haviam procurado os postos de saúde municipais até a manhã desta segunda-feira (4). Ao todo, a meta é proteger 137 mil cidadãos na cidade – 75% desse total já foi contemplado, com cerca de 103 mil vacinas efetivadas.

A orientação da Secretaria de Saúde de Joinville é para que os membros dos grupos de risco recebam a dose da vacina o mais breve possível, uma vez que o efeito da proteção acontece entre 15 e 20 dias depois da imunização. São considerados parte do público-alvo crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mulheres no período pós-parto, professores e profissionais da saúde, além de idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas.

Em Joinville, a preocupação maior se dá na imunização de crianças pequenas, dos seis meses até os cinco anos. A meta é vacinar 32 mil pessoas desse grupo até o fim da mobilização, mas cerca de 15 mil (46%) ainda não foram vacinadas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado 147.348 pessoas tomaram a dose. O número é ligeiramente maior que o registrado até o momento neste ano.

Continua depois da publicidade