Durante o mês de agosto a prefeitura de Joinville promove uma série de ações abertas à comunidade e dedicadas à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. As atividades são organizadas pela a Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social (SAS). O tema estará em evidência com a campanha “A violência contra a mulher deixa marcas irreversíveis e tem que acabar”.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os materiais trazem, ainda, informações sobre a Central de Atendimento à Mulher, que recebe denúncias e presta orientações às vítimas pelo telefone 180, bem como explicações sobre o que caracteriza a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O prédio da prefeitura de Joinville recebeu uma fixa lilás em referência à campanha.
Um dos eventos programados pela SAS, por meio da coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, é a capacitação “Práticas e ações desenvolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher”, que ocorre na terça-feira (15), das 8h às 12h, no auditório da Amunesc. As inscrições estão encerradas.
O evento é direcionado aos profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação e vai apresentar os atendimentos socioassistenciais ofertados por serviços como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Casa Abrigo Viva Rosa. Também haverá palestras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
Continua depois da publicidade
Em Joinville, o Agosto Lilás foi instituído pela Lei Municipal 9.113 de 11 de fevereiro de 2022, de autoria das vereadoras Tânia Larson e Ana Lúcia Martins.
Comunidade participativa
As ações do Agosto Lilás também ocorrerão em outros locais e terão a participação de diferentes públicos. Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas assistirão à peça teatral apresentada pelo grupo da Menon Entretenimento, que vai abordar a prevenção à violência contra a mulher. Ao todo, serão nove apresentações, em horários e locais a serem definidos. A ação é proveniente de projeto apresentado pelos CRAS e executado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Ainda nas escolas, o grupo de trabalho do CMDM apresenta a palestra “Toda forma de violência dói”. A ação já vem ocorrendo desde maio, especialmente para os alunos do Ensino Médio e universidades. Com teor educativo, a palestra pode ser apresentada em empresas e outras entidades ou instituições. Os agendamentos podem ser solicitados pelo e-mail cmdmjoinville@gmail.com.
Nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), haverá diversas atividades para a participação da comunidade. Entre elas estão oficinas voltadas às mulheres vítimas de violência, rodas de conversa, instrução de proteção física, sessão de poesia, entre outros.
Continua depois da publicidade
– No Agosto Lilás intensificamos essas ações nos CRAS, CREAS, no CMDM, na rede de serviços e na mídia, para conseguirmos alcançar maior número de pessoas. O objetivo é fazer com que as mulheres se reconheçam como vítimas de violência, abuso e maus tratos. E mostrar a elas os caminhos de ajuda e que elas se sintam fortalecidas, sabendo que contam com uma rede de apoio – conclui a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.
Confira a programação do Agosto Lilás nos CRAS:
CRAS Floresta:
14/8 (segunda-feira), 9h30 e 16/8, às 14h
Comunidade São Cristóvão (rua Corumbá, 540 – Profipo)
Instrução de proteção física
17/8 (quinta-feira), às 9h
CRAS Floresta (rua República da China, 222 – Floresta)
Instrução de proteção física com grupo do Movimenta Joinville
31/8 (quinta-feira), 13h
Rua Pedro Stoklosa
Rua educativa Agosto Lilás com decoração temática, pintura de rosto, canto e teatro.
Continua depois da publicidade
CRAS Aventureiro:
16/8 (quarta-feira), das 9h às 11h
CRAS Aventureiro (rua Jequié, 449 – Aventureiro)
Oficina “Mulheres que contam sua história”, voltada às mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica. Oficina quinzenal, às quartas-feiras.
23/8 (quarta-feira), das 14h às 17h
Galpão do Seu Santos – Comunidade da Vigorelli
Oficinas realizadas com a comunidade local da Vigorelli com roda de conversa, orientações e temas de prevenção do mês. As oficinas acontecem mensalmente, na terceira quarta-feira do mês.
CRAS Paranaguamirim
16/8 (quarta-feira), às 9h e às 14h
CRAS Paranaguamirim (rua João Luiz de Miranda Coutinho, 845 – Paranaguamirim)
Ação de sensibilização ao combate à violência contra as mulheres
30/8 (quarta-feira), às 9h
CRAS Paranaguamirim (rua João Luiz de Miranda Coutinho, 845 – Paranaguamirim)
Poesia e Mulher
Continua depois da publicidade
CRAS Jardim Paraíso
17/8 (quinta-feira), às 9h
CRAS Jardim Paraíso (rua Crater, S/n – Jardim Paraíso)
Ação Agosto Lilás com famílias atendidas e acompanhadas
CRAS Comasa
18/8 (sexta-feira), das 9h às 15h
CRAS Comasa
Dia D – Vi, Ouvi, a História é minha. Orientações e atividades diversas como exposição e entrega de materiais orientativos e alusivos à prevenção à violência contra a mulher. Oficina e atendimentos para elevação da autoestima feminina.
29/8 (terça-feira), 15h
Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida (rua Vicente Celestino, 783 – Comasa)
Prevenção à violência contra a mulher. Mães de crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança, sendo a maioria migrantes estrangeiras.
CRAS Parque Guarani
18/8 (quarta-feira), às 14h
CRAS Parque Guarani (rua das Pitangas, 350 – Parque Guarani)
Poesia e Mulher
Continua depois da publicidade