Joinville poderá ter rajadas de vento de até 80 km/h durante a quarta-feira (1). O alerta é da Defesa Civil municipal, com base nas previsões da Epagri/Ciram. A forte ventania pode ocasionar a queda de árvores e o destelhamento de casas entre a madrugada e o fim do dia.

Continua depois da publicidade

A causa é a chegada de uma massa de ar frio na região, associada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. Os fenômenos também devem causar maré meteorológica, mas como a maré astronômica estará baixa e não há previsão de grandes volumes de chuva, não são esperadas grandes ocorrências de alagamentos.

Na semana passada, também houve a previsão de ventos de até 80 km/h. Em Joinville, uma árvore caiu sobre um carro. Já em Garuva, imagens registraram o vento destelhando um galpão.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (193) ou a Defesa Civil (199) podem ser acionados.

> Impasse nas obras do Mathias vai motivar protesto no Centro de Joinville

Continua depois da publicidade

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN