Os trilhos comprados para o contorno ferroviário de Joinville podem embarcar nos próximos meses para a cidade de Três Lagoas (MS), onde o contorno ferroviário está em fase de conclusão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que poderá ser feito um remanejo das barras de ferro.

Continua depois da publicidade

O departamento lançou o edital em 28 de outubro para a compra dos trilhos no MS e, como as obras lá estão bem mais adiantada, o DNIT considera a possibilidade de levar os trilhos, caso a entrega do produto demore muito.

América Latina Logística (ALL), concessionária da linha férrea, seria responsável por levar o material até as obras do Mato Grosso do Sul. A construção está sendo feita em cooperação com o governo do Estado que fez a sugestão para utilização dos trilhos joinvilenses.

O deputado federal Edson Giroto (MS) foi um dos parlamentares da negociação com o Dnit e apoia a utilização da matéria-prima enquanto a obra está parada em Santa Catarina. Sobre Joinville, o Dnit informou nesta terça-feira que está em fase de conclusão o relatório que apontará a solução geotécnica para estabilizar o terreno mole e alagadiço da Curva do Arroz, por onde passará o contorno.

Continua depois da publicidade

Com este documento, será feita uma revisão do projeto e orçamento, com possibilidade de uma nova licitação. A previsão é de concluir a obra até julho de 2015. Caso perca os trilhos, ocorrerá mais um processo para compra do material.