O aumento de casos de coronavírus em Joinville tem levado a Secretaria da Saúde a estudar a possibilidade de aplicação de multa a quem não estiver utilizando máscara na cidade. De acordo com dados do governo do Estado, Joinville e região apresentaram nova piora nos indicadores da pandemia e a pontuação subiu na matriz de risco.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Na atualização apresentada na noite de quarta-feira, a regional de saúde Nordeste passou de 2,25 para 2,75. Assim, a região passou a ficar mais perto do “gravíssimo”, acima de 3, do que retornar para o “alto”, que vai até 2.
Em nota, a Prefeitura de Joinville ressaltou que a máscara é a principal arma contra a disseminação do coronavírus. É uma proteção que previne a exposição das pessoas ao contágio. O uso do equipamento ajuda a evitar o alastramento da doença. Em situação de aumento do índice de transmissibilidade e de internações, o município estuda a possibilidade de multar quem não obedecer a obrigação, já em vigor, do uso da máscara.
> Joinville mantém fiscalização do isolamento; até agora, são 113 multas
Continua depois da publicidade
> Joinville poderá participar de testes de vacina contra coronavírus
O valor mínimo das multas por descumprimento do isolamento é de R$ 3,3 mil. A fiscalização se espelharia nas medidas já adotadas no município e ficaria a cargo da Vigilância Sanitária
A Prefeitura afirmou ainda que quer evitar a medida da multa, mas para isso reforça que os moradores cumpram com a determinação do uso deste equipamento de proteção que ajuda a salvar vida.
– A medida do uso da máscara evita também novas restrições, fechamentos de serviços, algo que pode ser mais prejudicial à cidade. Por isso é importante usar essa proteção – pontuou o sercretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.
> Curiosidades e cuidados na hora de fazer e usar as máscaras
Segundo o governo estadual, Joinville contabiliza 25,4 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia e 370 mortes pela doença. O município é o que mais tem casos e número de mortes em toda Santa Catarina.
Continua depois da publicidade