Acordar cedo e ir para a academia; resistir à tentação do happy hour ou da preguiça e fazer exercício físico depois de um dia de trabalho. Sair da inércia é complicado, mas se há um dia propício para isto é nesta quarta. Nem que seja para ajudar Joinville alcançar um bicampeonato simbólico ao a vencer, em percentual, uma concorrente brasileira: São Gonçalo, cidade de 945 mil moradores no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta, 156 cidades catarinenses e outras mais de 4 mil em 22 países das américas participarão do Dia do Desafio, tradição que começou no Canadá como uma campanha antissedentarismo.
Em jogo nada de poder ou medalha, mas a valorização do bem mais precioso: a saúde. Basta se mexer por 15 minutos para participar da celebração mundial do esporte, realizada sempre na última quarta de maio.
Continua depois da publicidade
Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Neste ritmo, Joinville conseguiu mobilizar 198 mil pessoas em 2011 e, assim, vencer Naucalpan de Juárez, no México. Foi um aumento de 25% em relação ao ano anterior, quando a cidade perdeu para a cubana Holguín. No ano passado, a rival de Joinville contabilizou a participação de 25% da população (cerca de 237 mil moradores).
Na busca pela segunda vitória seguida de Joinville, a Fundação de Esportes, Lazer e Eventos (Felej) programou para esta quarta com o Serviço Social do Comércio (Sesc) atividades que, em sua maioria, serão realizadas no Parque da Cidade.
Com aulas de dança, alongamento, lambaeróbica, ginástica laboral, caminhada ecológica, entre outras atividades, a programação começa a meia-noite e acaba perto das 21 horas. Coordenadora da Felej, Janaina Conceição espera alcançar a meta de 220 mil participantes.
Continua depois da publicidade
Para isso, Joinville tem uma arma: as empresas engajadas. Em uma empresa de gestão de logística e segurança da cidade, os 300 funcionários participam, três vezes por semana de atividades de ginástica laboral ministradas por educadores físicos do Sesc.
As aulas duram dez minutos no jardim da Opentech, no bairro Glória. Nesta quarta, a atividade será mais elaborada. Mas, como conta a educadora Franciele de Borba, o importante é que a prática seja regular.
Outras 16 cidades do Norte de SC estarão no Dia do Desafio. Entre elas, Araquari, que participa pela primeira vez, Itapoá, São João do Itaperiú e São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
PROGRAMAÇÃO DIA DO DESAFIO 2012
0h – Ginastica Laboral – SESI Empresas
8h – Abertura – Parque da Cidade
9h – Caminhada Ecológica – Parque da Cidade
10h – Atividades Recreativas – SESC
10h – Apresentação Escola – Parque da Cidade
10h30min. – Aulão de Dança Academicos da Univille – Parque da Cidade
11h – Dança Senior – Parque da Cidade
14h – Aulão de Alongamento – SESC
14h – Aulão de Alongamento – Parque da Cidade
14h30 – Lambaeróbica – Parque da Cidade
15h – Estúdio de dança dois pra lá, dois pra cá – Parque da Cidade
15h30min. – Apresentação Escola – Parque da Cidade 16h – Apresentação Melhor Idade FELEJ – Parque da Cidade
16h30 – Apresentação Hip Hop- Parque da Cidade
17h – Artes Marciais – Parque da Cidade
18h – Banda Fairans – Parque da Cidade
18h – Monitoria nas quadras – Parque da Cidade
19h – Apresentação Capoeira Parque da Cidade
20h – Banda Hip Hop (a definir) – Parque da Cidade