Joinville participa do Dia Mundial da Limpeza neste sábado (21). A ação global tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos. As atividades de limpeza de mangues, rios e ruas da cidade acontecerão nos bairros Ulysses Guimarães, Espinheiros e Comasa, das 8h30min ao 12h.

Continua depois da publicidade

Na Ilha Morro do Amaral, a ação foi cancelada por conta do tempo, sendo que uma nova data vai ser definida durante a semana. A expectativa dos organizadores é reunir, ao todo, aproximadamente 300 pessoas.

No bairro Ulysses Guimarães haverá dois pontos de concentração. Um na Comunidade Nossa Senhora do Carmoe outro na praça José Loureiro. No bairro Espinheiros, o encontro acontece no CEI Espinheiros, na Rua Mangue. Tanto no bairro Ulysses quanto no Espinheiros, além das mobilizações, haverá distribuição de mudas frutíferas.

Já no bairro Comasa, o ponto de encontro será na rua Prefeito Baltazar Buschle e, após a concentração, os voluntários seguirão nos dois sentidos da via fazendo a coleta dos recicláveis. Além de ser próximo ao mangue, o local é uma área de preservação ambiental.

— Escolhemos um local com bastante circulação de pessoas para lembrar que o intuito do movimento não é apenas limpar as vias, mas conscientizar as pessoas a respeito do descarte incorreto do lixo — explica Alexander Santos, membro do grupo CJI Joinville (grupo de jovens líderes que desenvolve ações pela comunidade).

Continua depois da publicidade

Ação conta com apoio de empresas

Além da participação de voluntários, a concessionária Ambiental apoiou com o fornecimento de caçamba e caminhão para coleta de lixo recolhido; o Detran-SC forneceu cones para sinalização das ruas; a Copapel ajudou com alguns pares de luvas especiais para coleta e mais 50 camisetas; a Investcorp forneceu botas e sacos de lixos; e a Prefeitura de Joinville fará a instalação de lixeiras em locais necessários.

A Secretaria do Meio Ambiente (SAMA), Pastoral do Idoso do Ulisses Guimarães, CEIs de Joinville, coletivo Lixo Zero e algumas empresas da cidade também estarão envolvidas na ação. Os resíduos descartáveis coletados serão encaminhados para a cooperativa de reciclagem de Joinville Recicla, já os entulhos serão levados para o aterro sanitário.

De acordo com Kátia Baeta, coordenadora da ação em Joinville, neste ano o Dia Mundial de Limpeza conta com duas novidades. Para os universitários que participarem da mobilização, será entregue um certificado de 40 horas complementares. Além disso, todas as pessoas que se cadastrarem na ação pelo site (aqui) ou no aplicativo Gooders – uma plataforma de engajamento social -, concorrerão a um carro zero quilômetro.

Como participar

Aos interessados, basta comparecer aos pontos de encontro dos bairros, às 8h30. A organização orienta que os voluntários usem roupas e calçados confortáveis, que possam ser limpos facilmente após o uso e ainda fazer uso de protetor solar. Também é necessário levar água e lanche para consumo próprio.

Continua depois da publicidade

Para evitar desperdícios, a organização orienta que seja utilizado luva apenas na mão que fará a coleta. Os grupos devem ser formados por três pessoas: uma para segurar o saco de lixo e outras duas para coletar os recicláveis.

O intuito do movimento é coletar resíduos recicláveis, caso os voluntários desejem coletar orgânicos, devem colocar em sacos separados.

Leia mais notícias sobre Joinville e região no NSC Total.