Joinville ainda não tem data para receber as próximas doses da vacina contra coronavírus. As imunizações iniciaram na tarde da última terça-feira (19) após a chegada de 5,6 mil doses na cidade e, neste primeiro momento, deve atender prioritariamente os profissionais da área da saúde que atuam no combate à Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Segundo o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, o município precisa aguardar a distribuição por parte do Governo Federal e definição da logística de entrega do Governo Estadual para dar continuidade às aplicações. Até lá, a cidade pretende finalizar a primeira parte das vacinas, com as 5,6 mil doses já recebidas, até esta sexta-feira (22).
Além disso, a segunda dosagem para este mesmo grupo deve chegar ao município dentro de 15 dias, segundo o secretário. A entrega é organizada pelo estado.
Continua depois da publicidade
– Não recebemos nenhuma informação da próxima remessa. O quantativdo de hoje (5,6 mil doses), por exemplo, ficamos sabendo segunda-feira à noite. A gente aguarda que tenha um fluxo maior na entrega das vacinas e vamos, passo a passo, imunizando e tendo essa esperança de novos dias – completa.
Assim que a prefeitura obter novas informações, o secretário garante que a população será informada.
> Vacinação da Covid-19 em Joinville: entenda como será
Perspectiva de 30 mil aplicações por semana
Conforme o secretário Jean Rodrigues, a cidade não tem como projetar exatamente o período em que as vacinações serão concluídas, uma vez que não há a quantidade de dosagem necessária para este fim. No entanto, segundo ele, as equipes de vacinação trabalham para atender 30 mil pessoas por semana assim que todos os pontos de vacinação forem ativados.
> Quando serei vacinado contra a Covid-19 em Santa Catarina?
– Temos três pontos de vacinação e não iniciamos nem o primeiro ainda por causa do número de doses. Temos muito chão para caminhar – pontua.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, se a cidade recebesse a quantidade necessária de vacinas, ou se elas viessem com mais frequência, o prazo de conclusão para a primeira fase das imunizações seria de três meses, conforme projeção da secretaria.
Cuidados precisam ser mantidos
O secretário ainda reforça a necessidade de manter todos os cuidados para evitar o contágio do coronavírus: lavar as mãos frequentemente, utilizar máscara e álcool em gel e manter o distanciamento social.
– Precisamos da colaboração de todos. Temos a meta de equilibrar a sociedade vide economia – completa.
> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz