Ano novo, modelo novo. A prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda, alterou o formato do carnê do IPTU para 2023. Em páginas A4, o documento é agora preto e branco, possui guias para pagamento em cota única ou parcelado, além de informações do imóvel e inscrição imobiliária.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No carnê, também estão os detalhes sobre datas e locais para pagamento, como fazer a revisão do IPTU e manter o cadastro imobiliário atualizado. A mudança do formato, segundo Flávio Martins Alves, secretário da Fazenda de Joinville, é por economia na quantidade de páginas. Aproximadamente R$ 74 mil a menos serão gastos com impressão.

Entregue nesta semana, a prefeitura informou que pessoas tiveram dúvidas sobre a veracidade do documento em razão da mudança, também por conta de áudios que circularam nas redes sociais, mas reitera que o carnê entregue pelos Correios é oficial e válido.

Para gerar a 2ª via do carnê, basta acessar o site da prefeitura. Assim, um novo documento com um código de barras diferente é gerado, mas contém todos os valores e prazos para pagamento informações sobre o imóvel, iguais.

Continua depois da publicidade

Datas

O prazo para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto é até o dia 10 de janeiro, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro, com o valor dividido em dez parcelas.

Já o período para solicitar a revisão do IPTU vai até às 18h de 3 de fevereiro, e pode ser feito online, também pelo site da prefeitura.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, lotéricas, cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Monsenhor Gercino é a rua de Joinville com mais acidentes de trânsito em 2022; veja lista

Casos de incêndios em residências aumentaram 24% em Joinville; veja dados dos bombeiros

São Francisco do Sul comemora 519 anos de descoberta nesta quinta-feira