A ameaça de mudanças climáticas com a chegada do fenômeno El Niño mobiliza setores da Prefeitura de Joinville. Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), subprefeituras e Fundação 25 de Julho se preparam com ações preventivas para enfrentar um período que, segundo as previsões, pode ser de chuvas intensas nos próximos meses. No início da semana, o prefeito Udo Döhler reuniu a equipe das subprefeituras e Seinfra para falar sobre o tema.
Continua depois da publicidade
Confira as últimas notícias de Joinville e região
Na Seinfra, as ações estão concentradas na manutenção das redes de drenagem e na limpeza de rios. Segundo o gerente da unidade de drenagem, engenheiro Cassiano da Silva, as regiões que mais preocupam são as atingidas pelos rios Águas Vermelhas, Jaguarão, Mathias, Guaxanduva, Itaum-mirim, Iririú-mirim, Mirandinha, Cachoeira e Bom Retiro. O engenheiro alerta que moradores devem ficar atentos a chuvas de verão.
Em um trabalho mais focado na prevenção, a Defesa Civil também prepara sua equipe para a temporada de verão, época em que ocorrem as chuvas mais intensas. O gerente Márnio Pereira explica que o setor conta com planos de contingência e de chamada para o caso de eventos de urgência.
Continua depois da publicidade
Com uma equipe interna formada por oito agentes de defesa civil, Márnio comenta que as maiores preocupações em relação à temporada de chuvas são com os alagamentos e os deslizamentos de terra.
Segundo o engenheiro Cassiano da Silva, a Prefeitura desenvolve algumas ações para prevenir alagamentos nas regiões mais afetadas. No Centro, o projeto de macrodrenagem atinge os rios Mathias e Cachoeira. Nesta semana, a empreiteira responsável pela obra iniciou o estaqueamento para a retificação do rio.
Já para a região Oeste, afetada pelo rio Águas Vermelhas, a solução passa pela dragagem do rio.