Um novo decreto foi emitido nesta segunda-feira (6) para prorrogar o prazo da suspensão de atividades culturais em Joinville por causa do coronavírus. A suspensão é das atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus e realização de eventos que acarretam grande agrupamento de pessoas. Agora, a medida restritiva é válida até o dia 5 de agosto.
Continua depois da publicidade
> Joinville estuda novas medidas para enfrentar coronavírus; pontuação de risco está em revisão
> Cinemas, teatros e eventos públicos terão prazo de restrições ampliado em Santa Catarina
Para tanto, são considerados grandes agrupamentos reuniões formadas por 250 ou mais pessoas em ambientes abertos e 100 pessoas ou mais em ambientes fechados. O conceito adotado foi divulgado no decreto 37.576 no dia 17 de março de 2020, após Santa Catarina decretar situação de emergência.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade da adoção de medidas protetivas por toda a população mesmo em eventos de pequeno porte, como o uso de máscara, distanciamento social e uso do álcool em gel.
Continua depois da publicidade
– Ainda não é vida normal – reitera o secretária Jean Rodrigues.
> “Joinville será o novo epicentro do coronavírus em SC”, diz pesquisador da UFSC, Lauro Mattei
O Decreto 651 do Governo do Estado mantinha suspensas essas atividades até o último domingo, dia 5 de julho, liberando-as a partir desta segunda-feira.
No entanto, diante do cenário sanitário de Joinville, que indica que o contágio pela Covid-19 está em fase de aceleração, além da taxa de ocupação de leitos de UTI voltados ao tratamento da doença ter chegado a 64% no dia 1º de julho, a Secretaria da Saúde de Joinville decidiu manter as medidas de restrições.
Continua depois da publicidade
> Quais medidas Joinville pode tomar em caso de agravamento da pandemia de coronavírus
O intuito é preservar o distanciamento social para evitar uma sobrecarga no atendimento da rede hospitalar.
A fiscalização da medida é de responsabilidade do setor de Vigilância Sanitária de Joinville, com apoio de órgãos de segurança. As pessoas podem fazer denúncias sobre descumprimentos das medidas exigidas por meio do sistema Web-Saúde, no número (47) 3481-5165, via WhatsApp.