Joinville vai liberar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira (6). Todos os moradores com mais de seis meses de idade poderão comparecer a uma unidade básica para receber a imunização, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a cobertura vacinal da população e evitar o aumento de casos de influenza e suas possíveis complicações.
De acordo com a enfermeira Cristiane Soares, gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, o tempo de resposta imunológica para produção dos anticorpos é, em geral, de 15 dias. Por isso, a importância de as pessoas se vacinarem o quanto antes.
– É muito importante que as pessoas se vacinem nesse período, pois com a mudança de estação e o início do frio, os casos gripais e de infeção respiratória tendem a aumentar. A vacina protege as pessoas e quem está perto delas, e previne complicações e agravamentos que ocasionam o aumento da demanda de atendimentos – reforça.
Continua depois da publicidade
Números atualizados da prefeitura apontam que, até 1° de junho, foram aplicadas 74,2 mil doses da vacina contra a Influenza, o que representa 39,7% de cobertura vacinal, considerando-se os públicos prioritários.
Entre os grupos com menor adesão, estão o pessoal das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência e gestantes.
A vacinação contra o sarampo também está em andamento. Podem se vacinar os profissionais da saúde em geral, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, e as crianças de 6 meses até 11 anos.
Onde se vacinar contra a gripe
Em Santa Catarina, a Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo foi prorrogada até o dia 24 de junho. Em Joinville, a aplicação dos imunizantes é realizada em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção das unidades do Jativoca e do Morro do Amaral.
Continua depois da publicidade
Na região central, outra opção é a Sala de Vacinas, que fica na rua Abdon Batista, 172, no Centro. A sala funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h50. É preciso levar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto.
Leia também:
Joinville termina maio com três mortes por Covid; casos ativos estão em alta
Governo de SC destinará R$ 40 milhões para frear avanço da dengue e de doenças respiratórias
Em seis meses, SC registra sete vezes mais mortes por dengue do que em 2021