As cidades do Norte de Santa Catarina registraram pontos de alagamentos e deslizamentos por causa do alto volume de chuva durante o último fim de semana. A previsão é de continuar chovendo nos próximos dias, de acordo com a Defesa Civil, o que aumenta o alerta para a possibilidade de novas ocorrências.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo dados da Defesa Civil, cinco cidades da região ultrapassaram o acumulado de 200 milímetros de chuva entre a sexta-feira (26) e o domingo (28). Garuva foi a cidade catarinense com o maior índice, de 268,2 milímetros. Em seguida, aparecem Schroeder (245,8 mm), Corupá (234 mm), Jaraguá do Sul (220 mm) e Joinville (210,8 mm).

O coordenador regional da Defesa Civil em Jaraguá do Sul, Osvaldo Gonçalves, explica que já são quase dez dias consecutivos de chuva na região. Com isso, os maiores problemas passam a ser os deslizamentos devido ao solo encharcado.

– A previsão é de chuvas mais espaçadas até quarta-feira (3). Se der um sol nesse período, ele pode secar a superfície da terra e ela racha. Daí se tivermos pequenos volumes de água, ela infiltra nessas partes e faz o processo de deslizamento – explica.

Continua depois da publicidade

> Quem pode sacar o FGTS após chuvas em Joinville; veja lista de ruas

Deslizamento interdita SC-108 e atinge outras cidades

Os deslizamentos de terra já atingiram algumas cidades do Norte de SC, como Garuva, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder. O mesmo fenômeno aconteceu nas rodovias SC-418 e SC-108. Nesta última, o trânsito precisou ser totalmente interditado no quilômetro 36 no último domingo.

– A terra continua em processo de deslizamento, está descendo aos poucos e nós vamos retirando. Neste momento, o fluxo de veículos está normal e também existe um local para fazer o desvio, caso precise – detalha Gonçalves.

Em Guaramirim, a Defesa Civil também registrou uma queda de muro no bairro Nova Esperança e outra no bairro Beira Rio. Também houve um ponte de iluminação pública que cedeu na rua Egídio Carlos Peixer.

> Bairros de Joinville podem ter falta de água por causa da turbidez dos rios

Interdição de ponte e alagamentos pelo Norte

Em Jaraguá do Sul, uma ponte precisou ser interditada na localidade da Pousada do Leão da Montanha, no rio Manso, no bairro Santa Luzia. Isso porque houve erosões na cabeceira da ponte e a rodovia teve deslizamento de terra. A orientação da Defesa Civil municipal é de que as pessoas não trafeguem pelo local.

Continua depois da publicidade

Além disso, houve pontos de alagamentos em Balneário Barra do Sul, Corupá, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville e São Francisco do Sul. Até o momento, não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas na região.

Leia também

> Municípios da região de Joinville se manifestam contra ampliação do lockdown

> Jovem de 22 anos morre após acidente em viaduto de Joinville