A macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina, da qual Joinville faz parte, atingiu 194 mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira (30), completou quatro meses desde que que ocorreu a primeira morte na região. Segundo dados do Governo do Estado divulgados nesta sexta-feira (31), a região já registrou 12.880 casos confirmados de pessoas com Covid-19 neste período.

Continua depois da publicidade

Estado notificou mais 60 mortes nesta sexta-feira, saiba mais 

Mais 12 mortes foram notificadas nesta sexta pelo Estado. Destas, seis foram em Joinville, duas em Guaramirim, e as outras em Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Porto União e Três Barras. O número pode ser ainda mais alto porque há óbitos que já foram anunciados pelas prefeituras mas ainda não entrararam no sistema estadual. A Prefeitura de Joinville, por exemplo, divulgou nesta sexta-feira que o número de mortes na cidade chegou a 135, enquanto o sistema do Estado ainda mostra 125 mortes. 

Represamento de dados: entenda porque os números das prefeituras e do Estado são diferentes

Segundo o painel de leitos do SUS, a macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina tem 123 leitos ativos de UTI exclusiva para pacientes com coronavírus e, nesta sexta-feira, a taxa de ocupação estava em 86,18%. Em Joinville, maior cidade do Estado, há 76 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, e havia apenas uma vaga no Hospital São José e uma vaga no Hospital Regional Hans Dieter Schmitd.

Continua depois da publicidade

Em Jaraguá do Sul, os 12 leitos do Hospital São José de Jaraguá estavam ocupados, e dos 10 leitos credenciados para a rede pública no Hospital e Maternidade Jaraguá, apenas quatro estavam disponíveis. Em Rio Negrinho, há seis leitos de UTI para Covod-19 e todos estavam ocupados; enquanto Mafra, com 14 leitos exclusivos, tinha oito pessoas internadas.

Porto União possui apenas uma vaga de UTI para pacientes com coronavírus, no Hospital São Brás, e ela estava ocupada nesta sexta-feira. Canoinhas tem cinco leitos para atender a cidade e os outros municípios da região, e havia apenas uma vaga disponível no Hospital Santa Cruz.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN​