Não é só pelo voto do eleitor que os partidos e candidatos a prefeito e a vereador brigam palmo a palmo. No campo jurídico, por meio de representações que surgem de todos os lados, outra frente de batalha é travada.
Continua depois da publicidade
PDF: as principais representações
Nesta queda de braço, a intenção de cada candidato é não permitir que os concorrentes tenham passe livre para mostrarem o que bem entenderem em seus programas eleitorais. Até segunda-feira, entre pedidos de direito de resposta e alegações de uso irregular de cenas nas propagandas de TV e de rádio, já haviam sido protocoladas 34 representações na Justiça Eleitoral de Joinville.
As representações se dividem em dois grupos. De um lado, há os direitos de resposta que os candidatos pedem depois de serem criticados. Mas as principais reclamações são de propagandas no rádio e na TV.
Continua depois da publicidade
No horário eleitoral, as representações vão desde o uso da imagem de candidatos a prefeito na propaganda direcionada aos candidatos à Câmara até questões mais técnicas, como o tamanho do número do partido durante a propaganda e uso de efeitos digitais para ilustrar promessas.
A coligação Joinville Melhor para Todos (PT/PP/PR/PCdoB/PTdoB/PHS) lidera a lista de representações. Com pedidos direcionados quase que exclusivamente aos candidatos a prefeito Marco Tebaldi (PSDB) e Kennedy Nunes (PSD), a campanha do prefeito Carlito já fez 19 questionamentos.
A perda de 52 segundos de tempo de rádio e de dois programas eleitorais de TV de Tebaldi são resultados de ações movidas pela coligação Joinville Melhor para Todos. Além disso, já conseguiram com que Kennedy Nunes (PSD) perdesse 5s de uma inserção na TV por utilizar imagens externas – o que é proibido.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: