Por conta do registro da morte de primatas ocasionada por febre amarela, em Antonina, município do Paraná, vizinho a Santa Catarina, a Secretaria da Saúde está intensificando a vacinação contra a febre amarela no município.

Continua depois da publicidade

– Os macacos não transmitem o vírus, mas servem de sentinela para a aproximação da doença – explica a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Joinville.

– Na idade indicada, todas as pessoas da família devem ser vacinar, se ainda não tomaram uma dose – alerta ela. Quem já tomou não precisa se vacinar novamente, pois vale para a vida toda.

A meta é que sejam vacinadas 300 mil pessoas, com idade entre 9 meses e 59 anos de idade. As ações estão sendo organizadas nos postos de abrangência dos distritos Norte, Sul e Centro, conforme suas demandas.

Continua depois da publicidade

Conforme orientação do Centro de Vigilância em Saúde, as unidades de saúde estão esclarecendo sobre a importância da vacina para quem comparece nos postos. Também estão sendo promovidas ações extramuros, ou seja, em empresas e locais onde haja interesse de promover vacinação de grupos.

A vacina também é uma exigência em alguns países.

– Mas quem tiver viagem programada deve prestar atenção de que é necessário tomar a dose 10 dias antes, tempo necessário para a pessoa estar devidamente protegida – lembra Sandrine.

Ações especiais nas unidades de saúde

– Neste sábado, 9 de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, do Distrito Norte, estará aberta das 8 às 17 horas para vacinação, e também para consultas agendadas.

– No Distrito Sul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jarivatuba abrirá no dia 16 de fevereiro, das 8 às 12 horas.

Continua depois da publicidade

– A UBS Floresta também estará aberta no dia 16 de fevereiro, das 8 às 17

– A UBSF Boehmerwald 1 e a UBS Floresta abrirão no dia 23 de fevereiro, sábados, das 8 às 17 horas.

– No dia 23 de fevereiro (sábado), a UBSF Itinga Continental também estará aberta, das 8 às 17 horas, para atendimento voltado à vacina, digitação de Carteira de Vacina e renovação das receitas.