Com o início da vacinação contra a dengue iniciada no último sábado (24), o Norte de SC já vacinou 1,2 mil pessoas contra a doença até a última segunda-feira (26). O número corresponde a 7% do público-alvo, formado por crianças de 10 a 11 anos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
De acordo com informações do governo de Santa Catarina, 612 doses foram aplicadas em crianças de 10 anos, enquanto 610 foram para as de 11. A meta do Estado é vacinar pelo menos 90%.
Todas as 13 cidades da região Norte catarinense, que somam o primeiro grupo que receberam o imunizante, já começaram a aplicação. A escolha dos municípios foi feita pelo Ministério da Saúde, com a justificativa de registrarem a maior concentração de casos.
Continua depois da publicidade
Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses, o Ministério da Saúde enviou 29.100 doses para Santa Catarina. Por isso, conforme o governo, apenas crianças desta faixa etária estão sendo vacinadas.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e mortes pela doença.
A gerente de imunização e doenças infecciosas agudas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Schiessl Fialho, destacou a importância da vacina contra a doença.
— Pedimos que pais e responsáveis aproveitem a oportunidade e levem as crianças aos postos de saúde para garantir a proteção contra a dengue, doença que tem nos preocupado bastante este ano — ressalta.
Continua depois da publicidade
Veja a lista de cidades catarinenses que receberam as vacinas
- Joinville;
- Araquari;
- São Francisco do Sul;
- Barra Velha;
- Garuva;
- Balneário Barra do Sul;
- Itapoá;
- Jaraguá do Sul;
- Guaramirim;
- Schroeder;
- Massaranduba;
- São João do Itaperiú;
- Corupá.
Mortes por dengue em SC
Com dez mortes por dengue em 2024, as vítimas da doença em Santa Catarina são em sua grande maioria idosos e com comorbidades. Deste grupo, seis são homens e quatro mulheres. Joinville, com sete mortes, é a cidade que lidera a lista negativa. O Estado possui 47 municípios em alto risco de transmissão de dengue, segundo o boletim epidemiológico sobre o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024.
Quais os sintomas da dengue e como evitar focos do mosquito
Em Joinville, as vítimas têm 57, 66, 80 e 81 anos, além de duas vítimas com 85 e 89 anos. Todas elas tinham comorbidades. A primeira morte foi confirmada no início de janeiro, já a mais recente se confirmou nesta segunda-feira (26).
Continua depois da publicidade
As outras mortes estão em Araquari, também no Norte de Santa Catarina, sendo de homem, de 61 anos; em Itajaí, uma mulher de 60; e em Itapiranga, Extremo-Oeste de Santa Catarina, com um homem de 86.
Leia também
Morre Conny Baumgart, artista que criou maquete gigante de São Francisco do Sul
Pacientes precisam esperar até sete horas para receber atendimento em hospitais de Joinville
VÍDEO: Caminhão sem freios faz ultrapassagem “salvadora” para entrar na área de escape na BR-376