O novo bairro planejado de Joinville, com previsão de início das obras em 2023, terá um parque com 13,5 mil metros quadrados. A novidade foi divulgada durante a 4ª Charrete da Cidade das Águas, uma maratona realizada na semana passada para debater soluções para o projeto.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O parque ocupará uma área verde preservada, com três grandes lagos, trilhas, playground lúdico e áreas para feiras itinerantes. Segundo a arquiteta Manoela do Nascimento, sócia da empresa responsável pelo projeto, o espaço será o coração e o pulmão do bairro Cidade das Águas.

– Todos poderão usufruir de uma área totalmente conectada com o bairro, com espaço para descanso, lazer, contemplação e brincadeiras – explica.

O bairro Cidade das Águas será construído a partir de 2023 em uma área no bairro Atiradores, próxima ao Centro Empresarial da Tigre. A construção é um projeto da HPB, um holding formada pela CRH e Pedra Branca.

Continua depois da publicidade

Serão 250 mil metros quadrados, com 30% do espaço reservado para edificações e o restante para locais abertos e coletivos, como o parque anunciado na semana passada. O projeto está em fase de licenciamento ambiental e deve ter início das obras no próximo ano.

Projeto do bairro Cidade das Águas, com destaque para área prevista para o parque
Projeto do bairro Cidade das Águas, com destaque para área prevista para o parque (Foto: HPB, Divulgação)

Projeto dividido em duas etapas

A primeira etapa compreende uma área hoje ocupada pelo Parque Hansen, ao lado da rua Ottokar Doerffel. O local receberá cerca de 8 mil habitantes e terá praças, parques e ruas, com obras que devem durar de 18 a 24 meses para ficarem prontas.

> Conheça as localidades que são confundidas como bairros em Joinville

A construção das edificações, que serão usadas para área residencial e comercial, deve demorar um pouco mais, de 36 a 48 meses, a partir do início dos trabalhos.

O início da segunda etapa vai depender da resposta do mercado. Porém, a previsão é ampliar o bairro depois de 10 anos, com a construção de infraestrutura do outro lado da rua Ottokar Doerffel, onde devem ser recebidos cerca de 7 mil moradores.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Joinville tem lista de obras “ameaçadas” por risco de bloqueio milionário

Por que o trânsito ainda está interditado em Joinville no local da queda da calçada

De onde virão os recursos para bancar o subsídio do ônibus em Joinville

Joinville se prepara para ser uma das primeiras cidades do país com a tecnologia 5G