Uma das mais tradicionais multinacionais americanas, a IBM, está chegando a Joinville. O escritório regional na cidade, que vai ser inaugurado no dia 26, vai atender à demanda do setor privado no Estado. É a terceira unidade em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a empresa, que atua no segmento de serviços e soluções de tecnologia da informação, tem uma unidade em Florianópolis, que atende basicamente a clientes do setor público, e em Chapecó.

A decisão de criar uma estrutura de negócios na cidade se deve ao potencial da região. Pesquisa feita pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) aponta que um quinto dos profissionais de TI está na cidade.

A empresa também tem grandes clientes no Norte do Estado, como a Duas Rodas e a Marisol, de Jaraguá do Sul, a Tigre, de Joinville, e a Haco, que tem unidade em Massaranduba.

Continua depois da publicidade

Segundo Frank Koja, líder da empresa para a região Sul, um dos trunfos da nova operação é a possibilidade de atuar de forma mais próxima a atender às necessidades dos clientes, seja por meio de funcionários ou parceiros de negócios.

– Vemos boas oportunidades de crescimento nos negócios feitos em Santa Catarina -, diz.

As ambições são grandes. A unidade de Joinville terá infraestrutura similar à de unidades maiores no Sul do Brasil, como as de Florianópolis e Porto Alegre. Ele não revela números, mas diz que são de dois dígitos.

– É tecnologia para dar suporte ao crescimento da região -, justifica, destacando os segmentos têxtil, alimentício, mecânico e de fundição, que estão entre os principais motores da economia da região.

Continua depois da publicidade

O escritório vai ser comandado por Rafael Okuda, que está vindo de Curitiba.Para reforçar sua estratégia no Estado, a unidade de Joinville vai contar com o apoio do Banco IBM, o braço financeiro da multinacional, que poderá financiar os parceiros de negócios.