Ampliar o número de sócios nas categorias Sócio Torcedor e Sócio Amigo. Essa é a prioridade do departamento de marketing do Joinville durante o ano de 2015.

Continua depois da publicidade

>> Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br

Com o Joinville na Série A, e já tendo atingido o limite de 12 mil associados na categoria Nasceu Campeão – a que dá direito a acesso a todos os jogos do Tricolor na Arena sem pagar pelo ingresso -, o clube quer expandir a sua marca apostando nos benefícios que ser vinculado ao clube pode oferecer.

Há uma fila de espera de mais de 700 pessoas para entrar na categoria Nasceu Campeão. Enquanto isso, quem é Sócio Torcedor paga metade do ingresso para ver uma partida, e quem é Sócio Amigo tem direito apenas à prioridade na hora da compra do bilhete.

Continua depois da publicidade

A decisão de limitar a 12 mil pessoas o acesso à categoria que oferece entrada livre no estádio foi para tentar fidelizar uma massa de torcedores para estar sempre ao lado do clube.

Os números mostram que a iniciativa foi bem-sucedida. Hoje, estima-se que o Joinville tenha uma massa de 750 mil torcedores. Assim, já teria 1,6% desse total associado.

Os clubes referências em programa de sócios-torcedores no mundo e no Brasil são Benfica e Internacional, respectivamente. De acordo com um levantamento feito pela AmBev – idealizadora do Movimento por um Futebol Melhor – o clube português tem 4% de seus torcedores associados, enquanto os gaúchos possuem 2%.

Continua depois da publicidade

JEC pela região

Com o Tricolor disputando a elite do futebol nacional, o JEC quer encontrar novos sócios nas cidades próximas a Joinville.

– Queremos planejar algo específico para as regiões próximas, como São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. Com o JEC na Série A, vamos desenvolver ações nesses locais: criar consulados, pontos de franquias de lojas, tanto para vender ingresso quanto para comercializar produtos – diz o gerente de marketing do JEC, Fernando Kleimmann.

Outra meta é alcançar o público feminino. Atualmente, as mulheres representam apenas 10,79% do quadro de associados. O marketing do clube garante que está de olho em ações para mudar essa realidade.

Continua depois da publicidade