As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgadas na quarta-feira (14) demonstraram que Joinville conseguiu superar a meta estabelecida nos primeiros anos do ensino fundamental, alcançando 6,9, um décimo acima do esperado. Entretanto, o resultado positivo não se repetiu nos anos finais ou no ensino médio. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Apesar da escola pública em Joinville ter alcançado 6,9 pontos do Ideb entre os 1º e 5º anos, o destaque ficou com a rede municipal. Isso porque as unidades escolares administradas pelo Estado deveriam alcançar 6,6, mas tiraram 6,4 na avaliação. Enquanto isso, as escolas municipais tiraram 7 quando a meta era 6,9.

Seis cidades de SC ganham novos cursos do IFSC; veja como se inscrever

Inclusive, duas escolas da rede municipal de Joinville dividiram a liderança no Sul do Brasil entre as unidades escolares dos anos iniciais. As escolas Adolpho Bartsch e Maria Magdalena Mazzolli alcançaram a nota 8,6, acompanhando outras escolas de Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

Continua depois da publicidade

Já entre os 6º e 9º anos, ambas as redes tiveram notas inferiores à meta. As escolas públicas de Joinville tiraram nota 5,7 quando a meta era 6,3. O ensino médio público deveria ter alcançado 4,5, mas chegou à 4,1. Veja notas pelos níveis de ensino e rede escolar:

Segundo a Secretaria de Educação de Joinville, os resultados dos anos finais da rede municipal da cidade estavam em crescimento nas últimas edições do Ideb até 2019, porém a série foi interrompida pela pandemia, que causou quedas nos índices em todo o país. Isso fez com que se tornasse inviável o atingimento da meta não apenas em Joinville, mas no Brasil inteiro.

“A diferença entre a nota dos anos iniciais e dos anos finais ocorre historicamente em todo o Brasil, devido a questões metodológicas do Inep. Embora ambas sejam expressas em uma escala de zero a dez, há diferença na base de cálculo e de referência em termos de aprendizagem. Isso faz com que uma nota 7 nos anos iniciais não represente a mesma coisa que uma nota 7 nos anos finais do Ensino Fundamental, por exemplo”, diz nota da secretaria.

A pasta também aponta que tem trabalhado nos últimos anos para a retomada de crescimento dos resultados. Inclusive, há também a avaliação trimestral realizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (Idem), que possibilita identificar a aprendizagem dos alunos, fragilidades e atuar a partir disso para desdobrarmos em uma série de ações que melhoram o desempenho dos alunos. Entre elas, estão o reforço escolar, o acompanhamento pedagógico por parte das equipes das unidades escolares e a formação de professores.

Continua depois da publicidade

Já a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio de nota oficial, diz que as avaliações aconteceram quando o governo estadual tinha dez meses de gestão. Além disso, que trabalha na implementação de novas ações. Veja a nota completa:

“A Secretaria de Estado da Educação (SED) analisou os resultados apresentados pelo Ideb, que é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Cabe destacar que as avaliações do Saeb usadas como base para o cálculo do Ideb foram realizadas em outubro de 2023, quando a gestão atual completava 10 meses de atuação. Desde o início de 2023, preocupada em melhorar a qualidade da educação catarinense, o Governo do Estado vem trabalhando na implementação de novas ações.

Entre elas, podemos citar o curso de formação para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem.

Continua depois da publicidade

Destacamos também a implementação dos três ciclos de avaliação anuais no Ensino Fundamental, em que as escolas podem ter um diagnóstico e trabalhar as habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelos estudantes.

No Ensino Médio, o Governo do Estado instituiu o programa CaTec (catarinense técnico), que tem por finalidade oferecer aos estudantes a formação técnica e profissional. Investimento que irá repercutir nas taxas de aprovação e permanência dos estudantes nessa etapa de ensino da educação básica.

Além disso, a SED criou os Núcleos de Acompanhamento e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação, cujo objetivo é apoiar o trabalho pedagógico e propor formação continuada aos professores e gestores escolares.”

Veja fotos de Joinville

Continua depois da publicidade

Ideb no Brasil

De acordo com o ldeb, o país alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.

Rede Municipal de Joinville tem melhores notas entre municípios com mais de 500 mil habitantes

Outro ponto de destaque entre os resultados do Ideb é o desempenho da Rede Municipal de Ensino de Joinville, que teve aumento de 6,8 para 7,0 na nota dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à 2021, quando o índice foi medido pela última vez. Nos anos finais, o município cresceu de 5,9 para 6,0 no mesmo intervalo.

Os dois resultados colocam Joinville como a melhor nota do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para o secretário de Educação, Diego Calegari, os números mostram uma grande conquista para a cidade.

— É um orgulho para Joinville saber que hoje temos a melhor educação entre as cidades de médio e grande porte do Brasil. Isso é fruto das políticas que temos adotado e do comprometimento e engajamento dos servidores da Educação, como gestores, professores, técnicos e demais colaboradores, que atuam nas Escolas e CEIs e tornam realidade essa educação transformadora no dia a dia dos nossos alunos — comemora.

Continua depois da publicidade

Para a Secretaria de Educação de Joinville, os resultados alcançados fazem parte do trabalho realizado com o desenvolvimento de projetos e programas em parceria com as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), além dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para garantir que todos os alunos aprendam na idade certa e que ninguém fique para trás.

Entre as ações realizadas ao longo de todo o ano, estão o combate à infrequência e a promoção de engajamento dos alunos e famílias; sistema de monitoramento da aprendizagem; apoio aos alunos com dificuldades e aceleração de estudantes em defasagem escolar; formação continuada; estruturação da gestão; e colaboração em rede.

Leia também

O que vai acontecer após casa centenária pegar fogo em Joinville

Binário vai causar mudanças no trânsito de importantes ruas de Joinville neste fim de semana

“Joia escondida”: qual praia de São Francisco do Sul pode ser a 1ª Reserva Nacional do Surfe