Enquanto capitais pelo Brasil previam bater o recorde de temperatura do ano nesta terça-feira (14), Joinville registrou uma máxima de 25ºC e “escapou” de uma onda de calor que se formou sobre o país.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com o g1, as temperaturas atípicas registradas nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano. O fenômeno, comum com a aproximação do verão, foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Na segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de “grande perigo” por conta das altas temperaturas para 15 estados e o Distrito Federal. Porém, de acordo com o mapa de calor, Joinville não está incluído no alerta.
Continua depois da publicidade

Conforme a meteorologista Camila Cardoso, as temperaturas na cidade não estão elevadas o suficiente para caracterizar o fenômeno, e por isso, Joinville não está na zona de perigo.
— Como a região afetada pela onda de calor está numa ampla área com fluxo de ar de cima para baixo que inibe a formação de nuvens e chuva, a região Centro-Oeste e Sudeste do país estão numa sequência de dias ensolarados — disse.
— Mesmo sendo observado alguns dias de calor, como o que aconteceu no final de semana, as temperaturas não estão tão elevadas para caracterizar o fenômeno. Além da nebulosidade, chuva, há outros parâmetros na atmosfera que devem ser avaliados — completou Camila.
Apesar de não estar dentro da onda de calor, a Defesa Civil de Joinville acompanha os alertas meteorológicos que indicam possibilidade de temporal até o fim desta terça-feira (14).
Continua depois da publicidade
Para a região de Joinville, o nível é de observação, ou seja, o risco é moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários 193.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Maracujá roxo: Capital catarinense da fruta faz testes e quer colher 150 toneladas
Mulher que dopou idoso com café “batizado” para roubar aposentadoria é condenada em SC
VÍDEO: Temporal derruba árvores sobre carros no Hospital Regional de Joinville