A investigação da Polícia Federal de Joinville, que começou no fim do ano passado e culminou com a Operação Tabellarius, na manhã desta quinta-feira, reuniu pelo menos 20 nomes de suspeitos, todos de Joinville, e a maioria deles mora nos bairros Vila Nova e Morro do Meio, na zona Oeste da cidade.

Continua depois da publicidade

Confira outras notícias de Joinville e região.

Segundo o delegado Alessandro Vieira, quase todos os integrantes tinham condenação ou estavam sendo procurados por outros crimes. Alguns eram do bairro Aventureiro, na zona Norte. A idade média dos integrantes fica entre 22 e 23 anos.

Um deles, um adolescente, estava presente em pelo menos três dos assaltos a agências dos Correios feitos nos últimos meses no Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Há, também, a suspeita de que parte do grupo tenha ligação com as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que controlam o tráfico de drogas e têm suas estruturas montadas dentro de prisões.

Dos 20 investigados, 16 tiveram mandados de prisão expedida pela Justiça. Ao todo, foram 14 presos, dois deles em Tocantins. Um menor foi liberado, e outro homem está foragido. Um dos homens presos em Tocantins estava dentro de um ônibus. Ele saiu na tarde de quarta-feira de Joinville com destino a Belém (PA).

Segundo a PF, o rapaz carregava uma série de equipamentos para abrir caixa eletrônico. Porém, segundo a Polícia Federal, não há algo que indique que a quadrilha atuava no arrombamento de caixas eletrônicos de bancos.

Continua depois da publicidade

– Eles entravam nas agências de Correios, em dupla, com boné e óculos escuros para não serem reconhecidos pelas imagens das câmeras, rendiam funcionários e clientes e levavam o dinheiro. Na saída, usavam geralmente um carro roubado na noite anterior, que era abandonado em seguida para que eles fugissem em um carro regularizado – disse o delegado Vieira.

A Polícia Federal não divulgou a identidade de nenhum dos presos. Todos vão responder por associação criminosa (formação de quadrilha) e roubo qualificado (com uso de violência).

– Não vamos parar a investigação aqui. A gente continua trabalhando e ainda há pessoas que faziam parte do grupo e que devem ser identificadas e presas – disse o delegado.

Continua depois da publicidade

Mais de cem policiais federais trabalharam no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, além de 16 mandados de prisão. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de Joinville.

As investigações tiveram início no final de 2015, mas se intensificaram em março de 2016, depois de uma série de roubos, que ocorreram em um curto espaço de tempo, contra agências dos Correios do Norte do Estado e do Vale do Itajaí.

Ao todo, foram elucidadas as autorias de cerca de 20 assaltos diferentes, onde foram subtraídos dos Correios mais de 600 mil reais em dinheiro.

Continua depois da publicidade

O nome da Operação remete a um antigo funcionário do império romano encarregado de portar e entregar correspondências, o Tabellarius.

Confira vídeo de três assaltos registrados pelas câmeras de segurança: