A partir de segunda-feira, cerca de 50 crianças de Joinville terão compromissos semanais dentro do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Eles farão parte da primeira edição do Programa Forças no Esporte, conhecido como Profesp, que foi criado em 2003 e, agora, chega à cidade. O objetivo é que, ainda neste semestre, ele atenda até 80 crianças de oito a 12 anos. O projeto foi lançado na tarde de ontem.

Continua depois da publicidade

As inscrições para adesão ao programa ocorreram no fim do primeiro semestre, nas escolas da rede municipal de ensino de Joinville. O Forças no Esporte foi criado, principalmente, para ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade. Nesta primeira edição, no entanto, as vagas foram preenchidas de acordo com o interesse e a disponibilidade dos estudantes e da família. Como não há transporte para levar os participantes ao batalhão, na região central da cidade, é necessário que os pais garantam a condução até o local.

Os alunos que participam do Profesp terão aulas no 62º BI duas vezes por semana, no contraturno escolar. No primeiro horário, terão um momento de reforço escolar no qual poderão fazer as tarefas e trabalhos da escola e tirar dúvidas em relação ao conteúdo com profissionais da Secretaria de Educação de Joinville. Depois, terão períodos de atividades esportivas, com aulas de atletismo, vôlei, futebol e basquete, além de terem também momento de aulas de educação moral e cívica.

foto mostra crianças puxando fita na porta ao lado do prefeito de Joinville e da secretária de educação de Joinville
Crianças do projeto ajudaram a inaugurar no espaço que foi reformado para as aulas (Foto: Salmo Duarte)

O programa também oferecerá orientações sobre prevenção e combate às drogas e à violência doméstica; higiene e profilaxia, primeiros socorros, orientação artística, profissional e de sustentabilidade a partir de palestras e exibição de filmes. Como passarão a tarde no batalhão, receberão almoço e lanche.

Participação dos pais é fundamental no programa

Continua depois da publicidade

Eduardo Felipe Vieira, 10 anos, é um dos alunos que participarão da primeira edição do Profesp. Estudante do quinto ano da Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel, na zona Sul da cidade, ele contará com o pai, Reginaldo Vieira, para levá-lo duas vezes por semana até o 62º BI. Dessa forma, o menino completará as atividades com o que mais gosta: praticar esportes. Ele já faz aulas de futebol nas segundas e quartas-feiras e, agora, passará as terças e quintas-feiras aprendendo outras modalidades no batalhão.

— Achei que é um projeto extraordinário, porque na escola ele tem apenas uma pincelada desses esportes. Além disso, acho que será ótimo para se desenvolver em aspectos como disciplina e convivência — avaliou a mãe, Fabiane Vieira.

Este programa atende cerca de mil crianças e adolescentes em todo o país, e é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com três ministérios: da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em Joinville, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ainda há vagas para novos participantes e uma nova chamada deve ser aberta em breve nas escolas municipais de Joinville.