Joinville elegeu parte dos novos integrantes do Conselho Municipal da Cidade para o triênio 2016/2019 durante a 6ª edição da Conferência Municipal da Cidade, realizada no último sábado no Teatro Juarez Machado.
Continua depois da publicidade
Uma nova edição extraordinária deve ser marcada para completar as vagas que não foram preenchidas durante o evento, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, segundo a organização.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
O Conselho da Cidade existe para que a comunidade participe das decisões sobre o desenvolvimento de Joinville, como o ordenamento territorial, a qualificação ambiental, o transporte e a mobilidade urbana.
Ele é composto por 104 pessoas eleitas (52 titulares e 52 suplentes), entre representantes de movimentos populares, entidades empresariais, sindicais, profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não-governamentais e poder público.
Continua depois da publicidade
– O conselho opina sobre a política urbana. Neste momento, em que ainda não temos a Lei de Ordenamento Territorial (LOT) aprovada, tudo que é sobre leis urbanísticas, propostas por Executivo ou Legislativo, passam pelo conselho, onde são avaliadas e discutidas – explica Vladimir Constante, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj).
Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que vão participar da Conferência Estadual de Cidades, prevista para acontecer no início do próximo ano, como preparação para o evento nacional.
Além disso, os participantes debateram sobre três grandes eixos de discussão para apontar as prioridades joinvilenses nessas áreas. Os temas foram: a função social da cidade, o plano diretor e a cidade que queremos.
– Cada grupo de debate que aconteceu trouxe propostas que serão encaminhadas. Basicamente, são relacionadas ao aperfeiçoamento do nosso plano diretor, que passará por uma revisão em 2018 – conta Constante.
Continua depois da publicidade