No grupo de 17 cidades brasileiras com população entre 450 mil e 600 mil habitantes, somente Joinville, Londrina (PR), Juiz de Fora (MG) e Vila Velha (ES) mantêm câmaras de vereadores com menos de 20 vagas. Dez delas oferecem entre 23 e 25 cadeiras – em Florianópolis, são 23 vereadores. Pela Constituição Federal, essa faixa de tamanho da população permite até 25 vereadores. Mas é “até”, pode ficar abaixo.
Continua depois da publicidade
Em 2011, a Câmara de Joinville chegou a debater projetos para aumentar o número de vagas, mas as propostas nem chegaram a ser votadas devido à pressão contrária das entidades. Na atual legislatura, o tema ficou engavetado. A cidade chegou a contar com 21 vereadores até o 2004, mas reduziu o número após decisões do STF no âmbito nacional. Na atual eleição municipal, Joinville tem o recorde de candidatos ao Legislativo, com 400 inscritos.
ICMS
Agora que sai o balanço de agosto, nota-se que o ICMS rendeu R$ 265 milhões para as cofres da Prefeitura de Joinville no ano. Dá 2% a mais em comparação com o ano passado, insuficiente para empatar com a inflação, esta na casa dos 8,7%. A receita do IPVA ficou estacionada em R$ 44 milhões.
Na TV e…
Continua depois da publicidade
A avalanche de representações não parou no feriado. Em decisão de ontem, a Justiça Eleitoral negou liminar à aliança de Darci contra propaganda de Udo sobre os tablets. A alegação era de “fala diferente da tela”: enquanto o áudio falava em aparelhos para todos os alunos, inscrição no vídeo apontava para os estudantes entre 6º e 9º anos do fundamental. A Justiça alegou que não houve incongruência.
… no rádio
Outra representação de Darci contra Udo julgada ontem também era sobre os tablets, só que no rádio. No veículo, por razões óbvias, não há como colocar inscrições. A alegação era de “conflito” com a propaganda TV, onde era informada a faixa contemplada. A Justiça apontou como natural a “exponencialização” durante a disputa eleitoral.
Doações
A comissão de doação de órgãos e tecidos do Hospital São José está divulgando o Setembro Verde, de campanha para doações para transplantes. O hospital faz em média 12 transplantes de rins e córneas por mês. No ano passado, a média foi de oito procedimentos por mês no hospital municipal.
Carreira solo
Darci de Matos e Marco Tebaldi se encontraram na manhã de ontem durante o desfile de Sete de Setembro, em Joinville. Em 2008, o então prefeito Tebaldi lançou Darci como candidato à sua sucessão, sem êxito. Agora em 2016, os dois jamais cogitaram se aliar. Mas falam em estarem juntos no segundo turno.
Continua depois da publicidade
Alvos
A vice com maior presença no horário eleitoral, disparado, Marilisa Boehm (PSDB) não está apenas aparecendo bastante por causa da segurança pública, tema central das abordagens da delegada: a vice de Tebaldi também busca o voto feminino, maioria no eleitorado de Joinville. Foi ela que apresentou as propostas na educação.
Memória
O líder comunitário e ex-vereador José Evaristo Heck, o Juca, morreu após queda de árvore em sua propriedade, em Joinville. Juca foi vereador pelo PT entre 1997 e 2000. O PT de Joinville divulgou nota de pesar na tarde de ontem.
Votação da LOT
Darci de Matos aponta itens a serem alterados no projeto da LOT, como necessidade de prédios mais altos em determinados bairros, mas defende a aprovação. Só diz lamentar que o governo Udo, depois de “quase quatro anos”, queria aprovar a LOT na Câmara menos de um mês antes das eleições.
Cinco já desistiram de concorrer
Dos cinco candidatos a vereador já com renúncia em Joinville, quatro são mulheres. O que obrigará os partidos a colocarem outras candidatas nas vagas ou então a reduzir a nominata por causa da regra dos 30% para um dos sexos. Os desistentes são de partidos diferentes.
Continua depois da publicidade
Ainda…
Ainda que tenha fechado quase 11 mil vagas desde o início do ano passado, Joinville se mantém na liderança na criação dos empregos nos últimos dez anos no grupo de cidades do País com população entre 450 mil e 600 mil habitantes. A cidade de Santa Catarina abriu 57,7 mil vagas desde 2006 até o mês passado. O balanço já leva em conta, portanto, as demissões dos últimos 18 meses.
Vagas na educação infantil
A campanha de Udo Döhler aponta a ampliação do turno integral na educação como necessidade de Joinville, mas lembra das matrículas na educação infantil das crianças com idades entre 4 e 5 anos, obrigatórias desde 2016: é preciso atender também essa demanda.
Quase dobrou
O governo Udo alega ter ampliado de 10 mil para perto de 18 mil o número de vagas na educação infantil desde 2013 – a conta inclui CEIs próprios, conveniados e compra de matrículas na rede privada. Oito CEIs foram inaugurados e outros quatro CEIs estão encaminhados pela Prefeitura.
Sem riscos
Não chegou a ser pesado, mas Marco Tebaldi deu um cutucão ontem em todos os adversários. Antes de dizer que os últimos oito anos da Prefeitura de Joinville foram de “erros e desacertos”, o candidato do PSDB alegou que a “nossa cidade não pode se arriscar de novo a ter no seu comando quem nunca administrou uma cidade antes”.
Continua depois da publicidade
Frustração
As respostas da Secretaria de Estado da Segurança Pública aos pedidos de Conselho de Segurança frustraram as lideranças comunitárias de Pirabeiraba. Ao pedido de mais efetivo e viaturas, foi alegado que a lotação dos novos PMs, assim como dos veículos a serem comprados, vai atender a critérios técnicos.
Mais assaltos
Mas não foi dito quando Pirabeiraba será atendida. A Polícia Civil, por sua vez, informou não ter dinheiro para construir nova delegacia em Pirabeiraba. Quanto aos novos policiais civis, critérios técnicos vão decidir a distribuição. O distrito se queixa do aumento de assaltos e furtos.
E o posto?
A outra frustração na localidade é referente à transferência de posto da Polícia Rodoviária Estadual para Pirabeiraba, às margens da SC-418. Após longa polêmica sobre o local de instalação, houve definição por área perto do Rio Lindo. Mas o terreno ainda não foi transferido para o Estado.
Agora?
Os adversários têm se espantado com as cobranças de Marilisa Boehm ao governo do Estado na segurança pública: como presidente do PSD durante um bom tempo, poderia ter feito isso diretamente ao governador.
Continua depois da publicidade