Uma peregrinação da relíquia e imagem de São Francisco de Assis passa por quatro cidades do Norte de Santa Catarina ao longo desta semana. A programação começou na terça-feira (2) em São Francisco do Sul, mas ainda contempla Araquari, Jaraguá do Sul e Joinville até o domingo (7).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A peregrinação marca a preparação para o grande Jubileu de 800 anos da Regra da Ordem Franciscana Secular, que acontece em Canindé (CE), em abril de 2023. Ela começou em 2015, em São Paulo, e já percorreu diversos estados, mas precisou ser interrompida durante a pandemia. Em março deste ano, a peregrinação foi retomada pelo país e neste início de agosto chegou ao Norte de Santa Catarina.

A imagem de São Francisco de Assis foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos, enquanto a relíquia – um fragmento de osso do santo – foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália.

Desde terça-feira, a peregrinação já passou pelas comunidades de São Francisco de Assis, da Reta, e Santo Antônio, em Ubatuba, ambas em São Francisco do Sul. Ela se despede da cidade na noite desta quarta-feira (3) com acolhida, orações e realização de missa na Igreja Matriz Santuário Nossa Senhora da Graça.

Continua depois da publicidade

Na manhã de quinta-feira (4), a imagem e a relíquia do santo passam por Jaraguá do Sul, seguindo para Araquari durante a tarde. Já no período da noite, elas chegam até Joinville, onde serão acolhidas no noviciado Franciscano.

A peregrinação segue com programação pela maior cidade de Santa Catarina até o domingo, passando por diversas comunidades para celebração de missas e momentos de orações. Na sexta-feira (5), ela visita também a prefeitura de Joinville.

Leia também:

Alunos de Joinville terão aulas de culinária, tecnologia e artes no contraturno escolar

Feira do Livro de São Francisco do Sul terá Amyr Klink e Bráulio Bessa entre palestrantes