Com o objetivo de acelerar a imunização contra Covid-19, cidades do Norte de Santa Catarina decidiram realizar um mutirão de vacinação neste final de semana. Araquari, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul aderiram à proposta da Secretaria de Estado da Saúde de vacinar vários grupos prioritários de sexta-feira até domingo (01 a 03/10).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em Joinville, estão previstas as aplicações de mais de 15 mil doses, sendo 2,5 mil primeiras doses e 13 mil segundas doses, além da demanda espontânea para dose de reforço.
Na quarta-feira (29/09), 2,5 mil doses serão disponibilizadas por agendamentos para adolescentes (de 12 a 17 anos), por meio do site da prefeitura. Estas vacinas serão aplicadas sábado e domingo, na Central de Imunização Tupy. O agendamento para os adolescentes com comorbidades estará liberado enquanto houver vagas.
Veja os horários para agendamento nesta quarta-feira (29):
Continua depois da publicidade
– 18h: Disponibilização de 2,5 mil doses para pessoas com 14 anos ou mais.
– 20h: Se ainda houver doses, disponibilização para pessoas com 13 anos ou mais.
A aplicação das segundas doses também vai avançar durante o mutirão. Mais de 13 mil pessoas possuem agendamento para receber a segunda dose da vacina entre sexta-feira e domingo nas Centrais de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Fazem parte desse grupo pessoas que anteciparam a aplicação da vacina da Pfizer para o intervalo de 8 semanas e também aqueles que tiveram a data antecipada em função do feriado.
> Joinville prepara mais estratégias para atrair quem ainda não se vacinou contra Covid
Para consultar qual o horário que está confirmado para a segunda dose, o usuário deve acessar o site joinville.sc.gov.br, selecionar a opção “Vacina Covid-19”, digitar o número do CPF e confirmar o nome da mãe. Caso a pessoa não tenha disponibilidade em receber a dose na data agendada, é possível fazer o reagendamento on-line assim que passar o dia marcado.
Também durante o fim de semana, a aplicação das doses de reforço por demanda espontânea será feita na Central de Imunização Tupy, no bairro Boa Vista, das 8h às 17h. Podem receber a dose de reforço os idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose antes de 01/04 e os imunocomprometidos (pessoas com pouca atividade ou eficiência do sistema imunológico) que concluíram a vacinação com duas doses ou dose única antes de 03/09.
Esta aplicação da vacina respeitará a ordem de chegada, não sendo necessário agendamento para receber a dose de reforço. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. As pessoas imunocomprometidas também precisam apresentar declaração médica.
Continua depois da publicidade
> Quais os próximos passos da vacinação contra Covid em Joinville
Saiba como vai funcionar o mutirão nas outras cidades da região:
Na cidade de Araquari, está programado para sábado (2), o “dia D”, quando serão aplicadas as doses com focos nos adultos, em todas as salas de vacinação dos postos de saúde do município.
No município de Garuva, terá aplicação de vacina para adolescentes acima de 12 anos com comorbidades e acima de 15 sem comorbidades. Além disso, podem comparecer às unidades sanitárias aqueles que precisam tomar a segunda dose e a dose de reforço.
Já em Guaramirim, o mutirão não será exclusivo para a imunização contra a Covid-19. Ao invés disso, está programada uma “multivacinação” no sábado, com o cumprimento do calendário nacional de vacinação. Apenas a segunda dose agendada contra a Covid será aplicada na população.
Em Jaraguá do Sul, não será o primeiro final de semana com programação diferente para imunização, pois o mutirão já acontece na cidade.
Continua depois da publicidade
São Bento do Sul também está marcado o mutirão da vacinação para o dia 3 de outubro. O objetivo é imunizar pessoas com mais de 18 anos que estão cadastradas no site e aqueles que apresentaram justificativa e ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid. O mutirão vai acontecer na Central de Vacinação (ginásio Annes Gualberto) e na Unidade de Saúde Central.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Santa Catarina vai dar casas a pessoas de baixa renda
Nova lei proíbe o fechamento de igrejas durante a pandemia em Joinville