Prestes a começar, o 37ª Festival de Dança de Joinville reforça a importância do turismo de eventos e da locação por temporada para a economia da cidade. Um levantamento do Airbnb, plataforma global de aluguel de acomodações, indica que no período do festival a cidade salta do 9º para o 3º principal destino em chegadas de hóspedes em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Dados da empresa mostram um movimento similar neste ano ao alcançado em 2018. No ano passado, a cidade também se mantinha mensalmente na 9ª posição estadual de destino, com exceção de julho, quando ficou atrás apenas de Florianópolis e Balneário Camboriú.

O Airbnb contabiliza até o momento 1.310 reservas para o período que compreende o Festival de dança, entre os dias 16 a 27 de julho, a maioria delas, em média, para grupos de três pessoas e seus dias de estadia. A estimativa atual é de R$ 110 mil em valor de renda extra para os anfitriões joinvilenses que disponibilizam acomodações por meio da plataforma.

Essa movimentação financeira pode aumentar, considerando que ainda há expectativa de novas reservas nos próximos dias. Somado a isso ainda constam 1,1 mil anúncios ativos na plataforma, 53% deles tendo mulheres como anfitriãs.

Hotelaria

O impacto positivo do evento também é perceptível no mercado hoteleiro. Conforme avaliação de Guilherme Kulkamp, presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville, a tendência é de repetir a média de ocupação atingida no festival do ano passado, de 91% dos 6,5 mil leitos da cidade. A taxa de ocupação é ligeiramente superior aos demais meses, quando costuma variar de 50% a 60%.

Continua depois da publicidade

Circulação

Durante seus 12 dias de atrações, o Festival de Dança de Joinville deve reunir mais de nove mil participantes e público estimado de 240 mil espectadores. Dentre bailarinos e bailarinas estão representantes de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal, além de países como Argentina, Paraguai e México.

Leia também:

Escola do Teatro Bolshoi fecha semestre com 12 espetáculos em Joinville

Conselho da Cidade define como insatisfatória apresentação sobre Plano Diretor em Joinville