O basquete de Joinville voltou a mostrar toda a sua força e tradição. Na noite desta quarta, em Contagem (MG), os comandados de George Salles conseguiram vencer o Contagem por 78 a 70 e garantiram a virada na série melhor de cinco partidas, válida pela semifinal da Liga Ouro. Com três vitórias contra duas dos mineiros, os joinvilenses asseguraram vaga na final da competição.

Continua depois da publicidade

O resultado mostra todo o poder de superação do basquete de Joinville. Na quinta-feira passada, após a derrota no Centreventos Cau Hansen, o Contagem ficou a um triunfo de garantir a classificação. Apesar da adversidade, o Joinville ganhou o quarto confronto, no sábado, e buscou a virada na série na noite desta quarta, em Minas Gerais.

A partir de agora, o adversário será o Botafogo-RJ. As finais começam no dia 19, no Rio de Janeiro. O segundo jogo está marcado para o dia 22, também no Rio. A primeira partida em Joinville ocorrerá no dia 25.

Se for preciso, a série terá o quarto duelo, em Joinville, no dia 27, e o quinto confronto no dia 30, no Rio de Janeiro. A exemplo das semifinais, a série será disputada em playoff melhor de cinco jogos. O campeão leva a taça e garante vaga na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB).

O primeiro quarto mostrou todo o equilíbrio da série. Joinvilenses e mineiros se revezaram na liderança do placar, mas, no fim dos dez primeiros minutos, foram os visitantes que largaram na frente com vantagem de dois pontos: 16 a 14.

Continua depois da publicidade

No segundo período, os donos da casa reagiram, mas a igualdade entre os times se manteve. Com uma pequena diferença, o Contagem venceu o período o quarto (18 a 15) e passou à frente no marcador no intervalo – 32 a 31.

Na volta do intervalo, o basquete de Joinville cresceu. A virada no placar aconteceu, mas a vantagem permanecia mínima: 47 a 46.

A partida só foi definida nos últimos três minutos do período final. Com tranquilidade, o Joinville administrou a vantagem que chegou a ser de dez pontos e confirmou o triunfo por 78 a 70.

Maxwell, com 18 pontos, foi o cestinha do jogo, mas Felipe Vezaro (17), Vezarinho (15), André Bambu (14) e Jefferson Socas (14) também colaboraram, somando mais de dois dígitos.

Continua depois da publicidade