Alguns estudos surpreendem. É o caso do levantamento feito pelo site Love Mondays, dedicado a oferecer vagas de trabalho e informações sobre empresas e carreiras. A pesquisa revela as cidades onde estão os profissionais mais felizes e onde estão os mais infelizes com o trabalho (ou com a falta dele), além das características de qualidade de vida vinculadas ao trabalho e ao emprego. A pesquisa coloca Joinville em sétimo lugar entre os mais felizes dentre os 5.560 municípios brasileiros. Cuiabá (MT) lidera o ranking, seguido por Uberlândia (MG) e Vitória (ES). Florianópolis aparece em 13º lugar, e Curitiba, três posições atrás.
Continua depois da publicidade
Os trabalhadores menos felizes moram em cidades paulistas, em sua grande maioria. Dos dez municípios que ficam no fim da listagem, seis estão no Estado de São Paulo. Em especial, aparecem as cidades fortemente industrializadas, com a economia centrada no negócio automotivo e conexos.
Não por acaso, São Caetano do Sul ocupa o primeiro lugar, e Santo André, o terceiro. Do quinto ao oitavo lugares, na ponta do negativo, também estão cidades paulistas. É lá que a crise econômica mais afeta o padrão de convivência da sociedade. As notas dadas às cidades variam de um a cinco pontos. Veja, no quadro abaixo, as notas obtidas.
RANKING
Continua depois da publicidade
As dez cidades mais bem avaliadas (em pontos)
1) Cuiabá (MT) 3,730
2) Uberlândia (MG) 3,681
3) Vitória (ES) 3,664
4) Sorocaba (SP) 3,643
5) São José do Rio Preto (SP) 3,634
6) Manaus (AM) 3,625
7) Joinville 3,622
8) Maringá (PR) 3,606
9) Betim (MG) 3,603
10) São José dos Campos (SP) 3,594
As dez cidades mais mal avaliadas (em pontos)
1) São Caetano do Sul (SP) 3,345
2) Niterói (RJ) 3,361
3) Santo André (SP) 3,380
4) João Pessoa (PB) 3,384
5) Osasco (SP) 3,386
6) Mogi das Cruzes (SP) 3,391
7) Santos (SP) 3,401
8) Hortolândia (SP) 3,402
9) Londrina (PR) 3,402
10) Contagem (MG) 3,433
Supermercado
O Empório Vó Lice, do Supermercado Belem, será inaugurado no dia 16 de agosto no Garten Shopping, em Joinville. O grupo supermercadista tem matriz em Mafra, no Planalto Norte catarinense.
Palestra
A Ajorpeme promove palestra conjunta dos filósofos Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho, amanhã, na Expoville. Ética, economia e política serão os temas das falas durante o evento Connect – Ideias e Negócios. No Brasil, os 9 milhões de MPEs representam 27% do PIB. Barros Filho vai centrar a argumentação a partir de seu livro “A Vida que Vale a Pena Ser Vivida”. E Cortella falará sobre Cenários turbulentos e mudanças velozes: negação, proteção ou superação.
Novo diretor
A Exit Comunicação e Negócios tem novo diretor de negócios. É Paulino Duarte, que deixa a diretoria de marketing estratégico do Catarinense Pharma, cliente da agência. Ele assume a missão de construir negócios com novos clientes. Tem 17 anos de experiência na área e também passa a ter participação societária na agência. O objetivo e ampliar e reforçar a presença da Exit na região Sul do País.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.
Aplicativo e história
Ao completar 75 anos de fundação, a Tigre lança o aplicativo Para Toda a Obra. Nele, será possível encontrar indicações de bons profissionais e tutoriais do tipo faça você mesmo. A plataforma trará busca detalhada por perfis de trabalhadores e regiões de atuação. Executivos e funcionários fizeram discreta comemoração. Na foto, o presidente executivo Otto von Sothe fala para grupo de empregados. A companhia aproveitou a data e lançou o livro “Construindo o Futuro”, escrito pelo romancista Ignácio de Loyola Brandão. A obra conta a história recente do grupo. A publicação narra o processo de reestruturação e profissionalização, a expansão da empresa para novos mercados e a internacionalização iniciada na década de 1970.
Internet
A intenção de transformar Joinville na capital brasileira da internet industrial – uma ideia que surgiu em um dos painéis da Expogestão 2016 – já tem data para se tornar realidade. No dia 10 de agosto, Fiesc/Ciesc, Embraco e Pollux constituem, como cofundadores, a Associação Brasileira de Internet Industrial (Abii). A iniciativa tem por inspiração o consórcio internacional criado há dois anos pela IBM, General Electric e Intel, que reúne 250 associados de 30 países. Analistas indicam que a internet industrial é um mercado com potencial de movimentar US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos.
Coppel
A Lojas Coppel inaugura unidade em Joinville na próxima quinta-feira. No dia seguinte, abre loja em Blumenau e, uma semana depois, desembarca em Florianópolis. No total, as três lojas criam 390 empregos. Com mais de 70 anos de atuação, a rede tem mais de 1.400 lojas espalhadas pela América Latina. Serão 35 mil produtos colocados à venda. O mix vai desde roupas, calçados, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis, até utilidades do lar, artigos esportivos e produtos para cuidados pessoais.
Continua depois da publicidade