Joinville participou do estudo “American Cities of The Future”
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Continua depois da publicidade

O jornal britânico Financial Times colocou Joinville como a melhor cidade de porte médio da América do Sul e a 5ª das Américas em estratégias para atração de investimentos estrangeiros. O estudo “American Cities of The Future 2017/18” divulgou rankings pelo tamanho das cidades e também apontou os melhores municípios em outros indicadores econômicos e sociais.

Continua depois da publicidade

A cidade ficou atrás das canadenses Ontario (1ª), Brampton (2ª) e Quebec (4ª) e de San Salvador (3ª), capital de El Salvador. Outras 16 cidades brasileiras apareceram no estudo, em categorias diferentes. São quatro capitais e outras 12 cidades do interior, incluindo Jaraguá do Sul.

O município do Vale do Itapocu ficou em 9º no ranking das cidades de pequeno porte em eficácia de despesas, atrás de Potosí (Bolívia), Heredia (Costa Rica), Neiva (Colombia) e as brasileiras Sobral, Sete Lagoas, Maracanaú, Praia Grande e Taubaté.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti, Joinville se inscreveu no estudo para medir o nível de competitividade junto às outras cidades das Américas, levando em conta o programa Join.Valle e a profissionalização do governo Udo Döhler. Foram 428 cidades inscritas no levantamento.

— Foi uma surpresa porque nosso projeto é bastante recente. As provas físicas dele devem começar a aparecer neste ano ou 2018 — disse.

Continua depois da publicidade

A ideia do Join.Valle é desenvolver segmentos estratégicos para o futuro da cidade, ampliando e modernizando as áreas de atuação para manter o status de Joinville como a maior economia de Santa Catarina.