Joinville foi a cidade de Santa Catarina mais atingida pelo apagão que afetou o País no início desta semana. De acordo com a Celesc, foi preciso fazer um corte na energia por conta da determinação do operador nacional do sistema elétrico. A justificativa foi o alto consumo de energia por causa do calor. Em toda a cidade 31 mil unidades consumidoras foram atingidas. Além de Santa Catarina, outros sete Estados também sofreram apagão.
Continua depois da publicidade
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região
:: Ventania causa estragos em Pirabeiraba, zona Norte de Joinville
Enquanto o governo ainda busca explicações para o apagão de segunda-feira, especialistas em energia sustentam que, no curto prazo, apenas uma campanha nacional pela redução do consumo seria capaz de reduzir o risco de novos blecautes no país.
Continua depois da publicidade
Com os reservatórios das hidrelétricas abaixo dos níveis do mesmo período do ano passado e as térmicas já gerando no limite, solucionar o problema pelo lado da oferta dependeria de um imponderável retorno das chuvas em grandes volumes, principalmente no Sudeste e no Nordeste.
Assim, a única medida ao alcance seria incentivar a população a tirar aparelhos da tomada. Devido às altas temperaturas do verão, os aparelhos de ar condicionado, vendidos em grande número nos últimos anos em razão do aumento da renda, é um dos equipamentos que puxa o consumo.