Joinville encerrou 2023 como a cidade com maior número de atendimentos feito pelo Samu em Santa Catarina. Foram atendidas 7 mil ocorrências, contra 5 mil no ano anterior. Em seguida, conforme dados do governo do estado, estão Florianópolis, com 6,2 mil atendimentos, e Criciúma, com 5 mil ocorrências.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Conforme o governo de Santa Catarina, o aumento está associado à inauguração da terceira Unidade de Suporte Avançado (USA) no município.
Em Santa Catarina, o Samu teve um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população se comparado com 2022. O ano contabilizou 37 mil ocorrências, contra 30,6 mil em 2022. Para o governo estadual, a ampliação do serviço com investimentos em novas unidades e qualificação de equipamentos influenciam nos números.
Em 2023, o Samu inaugurou três novas USAs em Santa Catarina. Além de Joinville, as outras unidades estão em Navegantes e Itapema. Com isso, Santa Catarina passou a contar com 27 UTIs móveis, como são chamadas as unidades de suporte avançado. Além disso, houve investimentos para qualificação das bases de São Joaquim e Mafra.
Continua depois da publicidade
— O nosso compromisso é garantir a melhor gestão para assegurar atendimento de qualidade à população. No Samu, cada segundo importa para aumentar as chances de vida — afirma a diretora do Samu, Carla Birolo.
Leia também
Homem é preso após agressões e tentar sufocar esposa com calça jeans em SC
Corpo de homem desaparecido é encontrado boiando dentro de rio em parque de SC
Mãe é morta e filho fica ferido após serem atacados dentro de casa em Balneário Camboriú