Diante de uma torcida animada, composta basicamente por atletas e pais de atletas, Joinville largou na frente, nesta segunda, nas primeiras finais das provas de natação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O município do Norte do Estado conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze em oito finais.

Continua depois da publicidade

Um dos destaques foi Daniel Orzechowski, que, mesmo gripado, conquistou pelo quarto ano consecutivo os 200m costas, com o tempo de 2min03seg53. Brian Loro, de Blumenau, chegou em segundo, e Otávio Azevedo, de Jaraguá do Sul, em terceiro.

– Nadei para ajudar a equipe e também por que aqui me sinto em casa. Morei 14 anos em Jaraguá do Sul e, além disso, meus pais e avós estavam na torcida – disse Daniel.

Outro que vibrou muito com o resultado foi o joinvilense Paulo Bisewski. Ele ganhou os 200m livre com o tempo de 1min53seg33, seguido de perto pelo seu conterrâneo, Brian Frank, que fez 1min53seg41. Em terceiro lugar ficou Eduardo Schiesari, de Itajaí.

– Foi sensacional. Não esperava vencer a prova, ainda mais que venho de uma cirurgia no ombro – afirmou Paulo, de 20 anos e 2m05cm de altura.

Continua depois da publicidade

Joinville ganhou ainda os 400m medley masculino, com Marcos Bandoch, que bateu o recorde da competição com o tempo de 4min28seg24. Já o joinvilense Eduardo Fischer, que neste ano defende Blumenau, conquistou o ouro nos 200m peito.

_ Viemos preparados para ganhar os Jasc e esses primeiros resultados contagiam o grupo – destacou Ricardo Carvalho, técnico da equipe de natação de Joinville.

Blumenauense de 15 anos foi destaque no feminino

No feminino, a blumenauense Julia Volkman, de apenas 15 anos, foi o grande destaque. Ela estabeleceu o novo recorde dos Jasc nos 400m medley, com o tempo de 5min04seg49. Ana Coan, de Florianópolis, venceu os 200m livre, Marina Fructuozo, de Jaraguá do Sul, os 200m costas, e Juliana Persike, de Florianópolis, os 200m peito.

Nesta terça, a partir das 9h30min, serão realizadas as eliminatórias de outras seis provas, na Sociedade Desportiva Acarai: 400m livre, 100m peito, 100m borboleta, 50m livre, 200m medley e 4x200m livre, nos naipes masculino e feminino.

Continua depois da publicidade