Com mais duas confirmações na quinta-feira (25), Joinville chega a 12 casos de varíola dos macacos (Monkeypox) e dobra número de infectados em apenas uma semana. Até o momento, todos os infectados são adultos e nenhum dos pacientes apresentou quadro de gravidade. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dois casos confirmados são de homens: um deles de 24 anos, morador da Zona Oeste, com início dos sintomas em 18 de agosto; e o outro de 26 anos, morador da Zona Leste, com início dos sintomas em 17 de agosto.

Suspeita de varíola dos macacos faz pré-escola suspender as aulas em SC

Os pacientes contaminados receberam atendimento em Unidades de Pronto-Atendimento, onde coletaram exames. Atualmente, seguem monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Joinville em estado estável.

Continua depois da publicidade

Criança é segundo caso confirmado em Jaraguá

Na quarta-feira (24), Jaraguá do Sul confirmou o segundo caso de varíola dos macacos. O infectado é um menino, na faixa etária entre 3 e 5 anos. De acordo com a secretaria de Saúde do município, a criança já está recuperada, recebeu alta médica e já saiu do isolamento. 

O primeiro infectado foi confirmado no início desta semana e trata-se de um homem, na faixa etária entre 30 e 39 anos, que cumpre isolamento domiciliar. Ainda conforme o município, no quadro atual, há cinco casos suspeitos da doença na cidade. 

Em todo Estado, conforme a atualização da última quinta-feira, há 72 casos confirmados, oito prováveis e 267 em investigação. 

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Continua depois da publicidade

Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.

Veja os principais sintomas:

  • erupções cutâneas
  • febre
  • dores de cabeça
  • dores musculares
  • dores nas costas
  • dores de garganta
  • calafrios
  • exaustão
  • linfonodos inchados

Saiba mais sobre a varíola dos macacos

Leia também

Joinville terá “Dia D” de vacinação com horários especiais no sábado

Primeiro transplante de fígado de SC completa 20 anos

Secretária de Saúde é afastada por furar fila de exames para beneficiar parente do pai em SC