A propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão começa amanhã em todo o Estado. Atenções se voltam para Joinville, que tem o maior colégio e uma eleição singular. Pela primeira vez, em décadas, não terá a presença de seu principal líder político, o falecido Luiz Henrique da Silveira. O ex-governador catarinense foi o principal incentivador da filiação de Udo Döhler no PMDB e nas duas disputas de 2012 o maior puxador de votos. A eleição de Joinville é única no Estado a contar com um candidato a reeleição, o prefeito Udo Döhler (PMDB), liderando uma aliança com oito partidos e outros dois ex-prefeitos: Marco Telbaldi (PSDB), com apoio de nove legendas, e Carlito Merss (PT), em chapa pura. Além deles, Darci Matos (PSD), respaldado por cinco partidos; além de Rodrigo Bornholdt (PDT), com duas siglas; José Aloisio Vieira (PP), Marcos Soares (PEN) e Ivan Rocha (PSOL).

Continua depois da publicidade

A eleição é considerada imprevisível por múltiplos motivos: mudanças nas regras da lei eleitoral, indefinição sobre a influência das redes sociais na escolha dos candidatos, o uso do caixa 2 na campanha, o tipo de mensagem dos candidatos em relação ao eleitorado jovem.Será a disputa mais acirrada por envolver o prefeito, dois ex-prefeitos e um ex-vice, o que tende a levar a decisão para o segundo turno. E também aí residem dúvidas. Se Udo Döhler for para o segundo turno, quem vai concorrer com ele? Não conseguindo votação suficiente, quem serão os dois mais votados para a segunda e decisiva fase?Finalmente, a posição do governador Colombo. Teve o prefeito como aliado, mas seu candidato é Darci Matos, de oposição.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

MOEDA VERDE

O advogado Ralf Zimmer Júnior foi nomeado para o cargo de defensor público-geral de Santa Catarina por ato do governador Raimundo Colombo. Tomará posse no dia 16 de setembro. Zimmer constou da lista tríplice dos defensores públicos, integrada também por Ana Carolina Cavalin e Dayana Luz. Ral Zimmer entrou por concurso na primeira turma. Vai suceder o advogado Ivan Ranzolin.

Continua depois da publicidade

  • Impeachment

    • O Senador Paulo Bauer (PSDB) fez um balanço do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e os problemas causados por 10 meses e quatro dias de tramitação e adversidades. Disse na tribuna: o meu voto é pela cassação e, por consequência, pelo encerramento desse mandato desastroso política, econômica e eticamente.

    • Curtas

      Reitor da Unisul, professor Sebastião Herdt, foi homenageado com a medalha Amigo da Marinha durante solenidade na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina.