O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, foi o entrevistado desta sexta-feira (22) na série produzida pelo A Notícia e pela CBN Joinville. Entre 11 e 26 de janeiro, dez secretários da gestão Adriano Silva serão apresentados a partir de entrevistas sobre as principais demandas de cada área.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Jean é servidor público há 19 anos e está no comando da secretaria desde dezembro de 2017, no governo anterior. Ele foi mantido no cargo com a chegada do prefeito Adriano Silva.
Segundo o secretário o maior desafio nessa pandemia é “trazer a realidade para a população”, uma vez que, segundo ele, se gasta um tempo muito grande em convencer as pessoas de coisas como distanciamento social e uso da máscara.
Uma das preocupações da prefeitura é conscientizar as pessoas para que se vacinem, já que a imunização não será obrigatória.
Continua depois da publicidade
— A vacina é tratada no mundo da ciência como ação segura para bloquear o coronavírus. Vamos trabalhar na conscientização através da Secretaria de Comunicação para avançar nessa temática — disse Jean
Jean Rodrigues também falou sobre a possibilidade de chegada de novas doses da vacina, para a segunda dose das pessoas que se vacinaram e para os próximos grupos prioritários. Segundo ele, há informações de que nos próximos 30 dias há possibilidade de uma quantidade de doses menor do que a primeira chegar. Apesar disso, o secretário diz que é um movimento natural, mesmo que o momento demande agilidade.
— Precisamos ter compreensão e paciência para caminharmos todos para um lugar só — disse.
Além da vacina, a entrevista também abordou a quantidade de leitos de UTIs disponíveis nesse momento na cidade. Desde novembro a ocupação está alta e, segundo o secretário, em fevereiro essa ocupação deve diminuir. Mesmo assim, Jean destaca que haverá o Carnaval e isso também se torna preocupante.
— Teremos mais 15 dias para sentir o reflexo, estamos vivendo de feriado em feriado na gestão da pandemia — disse Jean Rodrigues.
Continua depois da publicidade
Sobre as cirurgias eletivas em Joinville, o secretário falou que já estão sendo feitas atualizações para ampliações de exames e cirurgias e irão começar no mês de março nas redes pública e privada.
— Iremos fazer uma ampliação importante, na casa de até 600 cirurgias eletivas feitas a mais do que está sendo feito — disse.