Depois de uma semana de indefinição, está confirmado: Joinville não vai mais ser sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2013. A decisão foi tomada pelo Prefeito de Joinville, Udo Döhler, após reunião com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. O encontro, que estava previsto para acontecer na sexta-feira, acabou sendo adiado para segunda por causa das chuvas e trouxe a má notícia para o esporte amador da cidade. Nele, o prefeito da cidade recebeu a resposta final sobre o dinheiro pedido pela Fundação Municipal de Esportes, Laser e Eventos de Joinville (Felej) para realização do evento na cidade.
Continua depois da publicidade
A corda-bamba da realização do Jasc na cidade, depois de 21 anos desde a última vez que recebeu o evento, começou a vir à tona na terça-feira da semana passada, quando o presidente Felej, Fernando Krelling, confirmou que a cidade aguardava uma resposta do Governo do Estado sobre um pedido de verbas para a realização do Jasc em Joinville. A Felej havia enviado ao governo do Estado um orçamento dizendo que precisaria de pouco mais de 5 milhões para realizar o evento – incluindo a reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, interditado em setembro e vistoriado no fim do mês passado.
A Felej já havia recebido uma primeira resposta negativa da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Mas Fernando disse que a Felej esperava a resposta de um novo pedido de verbas.
Tendo em vista essa nova solicitação, o presidente da Fesporte, Adalir Pecos, enviou ao presidente da Felej uma carta assinada por ele e pelo Secretario de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, confirmando a liberação de apenas R$ 1,5 milhão para a realização do Jasc em Joinville.
Continua depois da publicidade
Segundo Pecos, esse dinheiro deveria ser destinado para a abertura e encerramento dos jogos, bem como o transporte dos árbitros dentro da cidade e alguns reparos pequenos em locais onde acontecerão as competições. Pecos lembrou ainda que Joinville tinha, desde 2010, a sede do Jasc de 2013 assegurada e deveria, desde então, ter entrado com pedido de projeto para conseguir o dinheiro pedido à Fesporte, R$ 3.625 milhões. ?
Jasc 2013 em busca de uma nova casa ?
Ainda no início da semana passada, em reunião do conselho da Fesporte, outras cidades se disponibilizaram em ser sede do Jasc caso Joinville desistisse, Blumenau e Jaraguá do Sul foram algumas delas.
– Se Joinville não fizer os jogos, cabe a Fesporte de buscar outra sede – explicou Adalir Pecos à ocasião.
Continua depois da publicidade
Com isso, em Joinville, Krelling já adiantava que a realização dos jogos ou não na cidade iria depender da reunião entre Udo e Colombo.
– Vamos esperar o que eles decidirem – havia explicado Fernando.
Segundo o regulamento do Jogos Abertos, o prefeito do município que desistir de ser sede dos Jasc tem, no mínimo, 120 dias de antecedência para fazê-lo antes da data prevista para a abertura da competição.