Joinville divulgou nesta sexta-feira (9) o calendário e como vai funcionar a volta às aulas presenciais a partir de 20 de outubro. A retomada acontecerá nas escolas e centros de educação infantil (CEIs) da rede pública e credenciadas pelo município. O mesmo modelo poderá ser usado pela rede privada.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

No entanto, as datas serão colocadas em prática dependendo da matriz de risco do governo do Estado. As regras estaduais permitem a volta das aulas presenciais apenas nas regiões com avaliação de risco “alto” ou “moderado”. Na atualização desta semana, a região Nordeste – incluindo Joinville – foi classificada como “grave”, o que impediria a retomada das aulas.

> Para recuar na matriz já na próxima semana, Joinville precisa buscar redução inédita na pontuação

As regras definidas pela Secretaria de Educação de Joinville para a volta abrange 30% dos estudantes de cada sala, em um sistema de rodízio de retorno semanal.

Continua depois da publicidade

> Em novo decreto, Joinville terá “novidade” no setor de alimentação

Calendário de retorno das aulas presenciais

20 de outubro – voltam 30% dos alunos do 9º, 5º, 2º período da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA);

27 de outubro – voltam 30% dos alunos do 1º período da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º , 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

3 de novembro – voltam 30% das crianças do Berçário 1 e 2 e do Maternal 1 e 2.

> Novo decreto de Joinville traz mais uma regra sobre distanciamento

Como vão funcionar as aulas

As aulas terão duas horas de duração em cada turno. Os professores que trabalham presencialmente vão complementar a carga horária também com o atendimento remoto. A secretária da Educação, Sônia Fachini, disse que os pais não são obrigados a levar os filhos para a escola devido ao retorno presencial.

A secretaria está encaminhando às famílias um documento em que os responsáveis assinam um termo de compromisso o qual autorizam a oferta do sistema híbrido, com aulas presenciais e remotas, conforme as adequações do retorno. Quem optar por não retornar presencialmente, deverá continuar realizando as atividades no modelo remoto.

Continua depois da publicidade

O protocolo com as regras sanitárias foi elaborado pela Secretaria de Educação, juntamente com os técnicos da Secretaria da Saúde, e será avaliado pelo comitê formado por representantes da rede municipal de ensino (publica e privada) e de outras entidades. O documento será usado como referência para o retorno das atividades da rede privada.

Segundo a prefeitura, as 87 escolas e os 71 CEIs da rede pública já estão preparados para receber os alunos, com as marcações e orientações sanitárias disponíveis ao atendimento. A Secretaria da Educação montou uma cartilha que será entregue aos pais para orientar os filhos sobre como será os procedimentos. Também foi feito um vídeo explicativo sobre as principais informações de prevenção ao coronavírus.