A prefeitura de Joinville decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pela forte chuva que atingiu o município. O decreto foi assinado pelo prefeito Adriano Silva (Novo) nesta quinta-feira (11) e tem validade de 180 dias. Assim, a prefeitura pode buscar linhas de auxílio e recursos federais, além de adotar medidas emergenciais para ajudar as comunidades mais afetadas.

Continua depois da publicidade

> ​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com o decreto de Joinville, já são pelo menos seis cidades catarinenses que decretaram situação de emergência por causa das chuvas desta quarta (10). Cidades como Penha, Barra Velha, São Francisco do Sul, Criciúma e Canelinha já haviam feito decretos.

Para tomar a decisão, Joinville levou em consideração os estragos causados pelas inundações, enxurradas, alagamentos, vendaval e deslizamentos de terra. Segundo a prefeitura, em 48h o acumulado de chuva foi superior a 220 milímetros.

A chuva atingiu todos os bairros de Joinville e pontos de alagamento foram registrados em praticamente toda a cidade, porém as situações mais críticas ocorreram na zona Oeste, nos bairros Vila Nova, Morro do Meio e Nova Brasília. Na zona Norte, o Jardim Sofia também foi muito afetado. Ao todo, mais de 145 registros foram feitos pelos moradores junto à Defesa Civil e demais órgão de proteção e segurança.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Imagens aéreas mostram alagamentos em bairros de Joinville

Pedaços do clube flutuante que naufragou em Balneário Camboriú surgem em praias

Ciclone em SC já era esperado há dias, mas tem gente que o ignorou