A Defesa Civil emitiu um comunicado na manhã desta terça-feira informando sobre o risco de alagamentos em Joinville nos próximos dias mesmo sem chuva significativa. Essa situação é decorrente das fortes rajadas de ventos no litoral, associada à influência da Lua Cheia sobre os picos de maré.

Continua depois da publicidade

A condição adversa de mar estará associada à formação de um intenso ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e do Uruguai.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

De acordo com a Defesa Civil, nesta terça-feira o vento intensifica no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0m a 2,5m. Na quarta e quinta-feira, as ondas aumentam com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da Lua Cheia, associada à forte agitação do mar, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, como é o caso de algumas regiões de Joinville.

Continua depois da publicidade

Atenção para os horários de pico da maré para os próximos dias:

Terça-feira (13) – 12h30 – 1,7 m

Quarta-feira (14) – 13h30 – 1,8 m

Quinta-feira (15) -14h43 – 1,8 m

Sexta-feira (16)- 15h31 – 1,8 m

Recomendações da Defesa Civil:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.