Duas novas unidades de atendimento socioassistencial serão construídas em Joinville, a partir de financiamentos do Governo do Estado. O município contará com um Centro Dia do Idoso e uma nova unidade de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Morro do Meio.

Continua depois da publicidade

A definição foi divulgada em uma reunião que aconteceu nesta semana em Florianópolis, na qual estiveram presentes a secretaria de Assistência Social de Joinville, Tânia Eberhardt, o secretário do Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, e representantes de outros municípios.

O Centro Dia do Idoso será destinado ao atendimento de idosos que sofreram violação de direitos, mas que ainda possuem algum vínculo familiar. Na unidade o usuário será atendido no período matutino e vespertino e receberá acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais para auxiliá-lo em suas atividades básicas diárias.

O idoso também participará de atividades laborativas, recreativas, de lazer e culturais. O município já possui um local para a construção do Centro Dia e fará a doação do terreno, enquanto o Governo do Estado financiará a obra.

Para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morro do Meio o município também já possui um local determinado e fará a doação do terreno. Atualmente a unidade funciona em um imóvel alugado na Rua do Campo, nº 664. Com a construção de uma sede própria as cerca de 170 famílias atendidas no local, poderão usufruir de um espaço melhor adequado às atividades desenvolvidas no Cras. A unidade atua com ações que visam à prevenção e o combate de situações de risco e vulnerabilidade social.

Continua depois da publicidade

As duas construções serão possibilitadas a partir de um financiamento do Estado com o BNDES. O município tem até o dia 28 de fevereiro para providenciar toda a documentação requerida e depois desta etapa será encaminhada a licitação para o início das obras.

Centro de atendimento a moradores de rua terá sede própria

Durante a reunião também foi definido um repasse do Estado para a reforma do imóvel que irá abrigar a sede própria do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Creas Pop) do município.

O prédio, localizado na rua São Paulo esquina com a rua Botafogo, precisa ser readequado para que possa atender aos usuários e o Estado garantiu um repasse no valor de R$ 250.000,00. Atualmente o Centro Pop _ Porto Seguro funciona em um imóvel alugado, na rua Urussanga, bairro Bucarein.

A unidade oferta atendimento para pessoas em situação de rua e realiza ações que contribuem para a mudança na condição de vida destas pessoas.

Continua depois da publicidade