O Joinville está na final do Campeonato Catarinense Júnior. Ontem, o Tricolor perdeu para o Figueirense por 3 a 2 na Arena, mas com vantagem no saldo de gols na somatória das duas partidas (5 a 4) garantiu vaga para a decisão. Do outro lado do mata-mata, Avaí e Criciúma se enfrentarão sábado para decidir quem irá a finalíssima.

Continua depois da publicidade

Debaixo de chuva, as duas equipes entraram em campo assustadas. Os garotos do JEC, liderados por Fernando Gil na beira do gramado, partiram para cima do Figueirense para aumentar ainda mais a vantagem do primeiro jogo. Na oportunidade, o Joinville, mesmo fora de casa, havia batido o rival por 3 a 1.

Aos 11 minutos da primeira etapa, o meia Gustavo Sauer dividiu com o goleiro Jean Carlos, levou a melhor, e ainda driblou mais um marcador antes de chutar com a perna direita para abrir o placar. Com isso, o clima de euforia tomou conta dos atletas tricolores, que sofreram um apagão no restante do primeiro tempo.

Aos 18 minutos, o meia Rafael Licks chutou da entrada da grande área para empatar o jogo. Aos 23, Yago virou o placar. O atacante acertou um belo chute no ângulo direito de Vitor, que só assistiu. Aos 43, Rafael fez mais um e ampliou o marcador: 3 a 1.

Continua depois da publicidade

No intervalo, Fernando Gil chacoalhou os inexperientes jogadores tricolores, que corresponderam à altura na volta para os segundo tempo. Dominando todas as ações ofensivas, o Joinville chegou ao segundo gol aos 19 minutos, em cobrança de pênalti. O meia Franco sofreu a penalidade, que foi cobrada como manda o figurino por Gustavo: goleiro de um lado, bola para o outro. O gol foi um balde de água fria na equipe alvinegra.

Cesar Sampaio enxerga potencial nos armadores do Joinville

O superintendente de futebol do Joinville, Cesar Sampaio, não gostou da partida que viu na tarde de ontem, quando o sub-20 do Joinville foi derrotado para o Figueirense por 3 a 2, mas se impressionou com o futebol dos meias Franco e Gustavo Sauer.

Para ele, Franco, apesar de não ter realizado uma partida perfeita tecnicamente, se destacou pela liderança, versatilidade e inteligência tática que possuí. Já na análise de Gustavo, autor dos dois gols marcados pelo JEC, sobraram elogios.

Continua depois da publicidade

– O Gustavo, pelo que apresentou, é um jogador diferenciado. Ele é muito inteligente. Por ser canhoto, tem uma técnica rara e fez uma excelente partida – comentou César Sampaio.

De acordo com Sampaio, pelo menos quatro garotos serão aproveitados na próxima temporada pelo time adulto do Joinville. Além dos meias, o lateral-direito Rodrigo e o atacante Cristian também deverão ter oportunidades no elenco principal. Como estes jogadores cumprirão 21 anos em 2014, o regulamento proíbe que eles continuem disputando campeonatos pelas categorias de base.

Com um elenco definitivamente renovado, o ano de 2014 deverá ser um marco para a carreira destes atletas, que, a exemplo de Fernando Viana, pretendem se firmar no elenco profissional do Tricolor.

Continua depois da publicidade