Joinville confirmou a segunda morte por dengue em 2022. A vítima é um homem, de 72 anos, com múltiplas comorbidades e morador do bairro Comasa, na zona Leste da cidade. Ele morreu em 18 de abril na UTI de um hospital particular. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira (5).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A confirmação aconteceu após investigação epidemiológica, que foi realizada pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, com base no histórico de saúde e também no prontuário do paciente e nos exames realizados durante o período de hospitalização.

A primeira morte por dengue na cidade foi confirmada no último dia 19. O paciente era um homem, de 65 anos, que também morava no bairro Comasa. 

Desde o início deste ano, Joinville confirmou 4,4 mil casos de dengue, além de ter identificado 4,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros com mais casos confirmados são Costa e Silva, Iririú, Jardim Iririú, Comasa e Aventureiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), a maior parte dos focos do mosquito estão localizados nas residências. Por este motivo, é fundamental evitar o acúmulo de água, acondicionar garrafas com a boca para baixo, colocar areia nos pratos dos vasos e manter as calhas limpas, por exemplo.

No site da prefeitura é possível acompanhar os dados atualizados da doença em Joinville, incluindo o detalhamento dos casos confirmados por idade e localização. Também é possível visualizar a localização dos focos do mosquito mapeados pela equipe da Vigilância Ambiental.

Leia também:

Joinville amplia 4ª dose da vacina contra Covid-19 para idosos de 70 anos ou mais

Joinville tem troca no comando da Secretaria da Saúde

Após descobrir tumor, mulher faz toucas para ajudar pacientes com câncer em Joinville

Joinville tem chuva do mês inteiro em apenas 72 horas, aponta Defesa Civil