Joinville confirmou ainda na manhã desta quarta-feira o primeiro caso de febre chikungunya autóctone, que ocorre quando a doença é contraída dentro da própria cidade.
Continua depois da publicidade
A Vigilância Epidemiológica do município já tinha certeza de que esta seria a quinta ocorrência de chikungunya registrada em Joinville, mas ainda cumpria uma série de protocolos para descartar a hipótese de que poderia ser mais um caso “importado” de outras regiões, como os demais.
A certeza de que a transmissão ocorreu em Joinville veio nesta quarta. Trata-se de um adolescente de 13 anos, que não fez viagem alguma recentemente.
Confira notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Como as ações de combate ao mosquito aedes aegypti já são contínuas em Joinville, a confirmação do primeiro caso autóctone não deve implicar em mudanças de estratégia, mas apenas reforçar o alerta contra a reprodução do inseto.
Desde o começo do ano, a Secretaria da Saúde de Joinville já identificou 50 focos do mosquito. Os bairros com mais ocorrências são o Itaum (13), Boa Vista (8) e Zona Industrial (7). Outros 11 bairros também já tiveram focos localizados.
