Uma mulher de 54 anos, moradora de Joinville, morreu nesta terça-feira (4) após contrair dengue. Ela era moradora no bairro Iririú e teve a morte registrada na segunda (3), em um hospital público da cidade. Com esse caso, já são dois óbitos confirmados pela doença no município em 2023.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp 

De acordo com a prefeitura de Joinville, após investigação epidemiológica, com realização de exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), foi possível confirmar o óbito decorrente de complicações causadas pela dengue.

Desde 1º de janeiro deste ano, 2,8 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Em 2022, Joinville registrou 21,3 mil casos de dengue e 19 óbitos. Por meio das ações de acompanhamento e monitoramento permanentes realizadas pelos servidores da Vigilância Ambiental, mais de 16,4 mil focos do mosquito foram identificados e eliminados.

Continua depois da publicidade

Por conta do alto número de casos de dengue e doenças respiratórias, Joinville vive uma crise na saúde. Na UPA Sul, há casos de pessoas deitadas no chão, de pé com crianças no colo ou que passaram quase que um dia inteiro aguardando atendimento, cochilando nas cadeiras na sala de espera. Já no Hospital Infantil, o tempo de espera chegou a 8 horas nesta semana.

Dicas para combater mosquito da dengue

Leia também

UPA Sul de Joinville tem pessoas deitadas no chão, corredores cheios e longas esperas

Joinville tem quase o dobro de casos de dengue em relação ao início do ano passado