A secretaria de Saúde de Joinville confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte por dengue em 2022 na cidade. A vítima é um homem de 65 anos, morador do bairro Comasa. O óbito ocorreu no início de abril em um hospital, mas a causa passou por investigação até a confirmação do diagnóstico de dengue.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o Estado tinha até o dia 12 de abril 11 mortes confirmadas por dengue e outras 13 em investigação — entre elas o caso de Joinville.

Em 2022, Joinville já somou 1,8 mil casos confirmados de dengue, sendo que 30% dos diagnósticos ocorreram nas últimas três semanas. No ano passado a cidade registrou mais de 16 mil casos de dengue e 5 mortes pela doença.

De acordo com os dados da prefeitura de Joinville, a maior parte dos casos confirmados na cidade em 2022 está no bairro Costa e Silva, seguido pelo Iririú e Jardim Iririú. Já em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, a Dive aponta um acumulado de 2989 este ano na cidade, com o maior número no bairro Aventureiro.

Continua depois da publicidade

Medidas de enfrentamento à dengue

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, tem feito ações de combate focadas nas localidades com mais casos confirmados.

Leia também

Abastecimento de água em 12 bairros de Joinville pode ficar prejudicado até sexta-feira

Relatório final de comissão isenta prefeitura por queda de calçada em Joinville

Motociclista morre em acidente com caminhão na rótula da Univille em Joinville